5 Dicas para gerir o seu Instagram


Instagram consolidou-se como um dos canais sociais mais importantes para as marcas, sobretudo em categorias em que a imagem é essencial para a venda do produto ou serviço.

Porém a gestão do Instagram exige alguns cuidados. 

Para ajudá-los, o Buzzmonitor debateu com especialistas em marketing digital e influenciadores brasileiros no Instagram sobre como gerir o perfil da sua marca nesta rede social.  André Damasceno, Rejane Toigo, Wanessa Castro e Rodrigo Maciel responderam às nossas perguntas e ajudaram-nos a compilar as seguintes dicas.

1 – Conheça o perfil do seu público

Antes de tudo o primeiro passo é de facto conhecer o público com o qual estamos a lidar. As especialistas Rejane Toigo e Wanessa Castro acreditam que esse passo é primordial para estabelecer uma gestão ótima da sua conta. 

Um grande erro dos produtores de conteúdo é desconhecer o perfil psicológico e comportamental da persona. A persona é o cliente ideal, aquele que vai consumir o conteúdo e posteriormente os produtos oferecidos”, afirma Rejane Toigo. 

Ainda sobre essa dica, segundo o especialista André Damasceno, de “O Melhor do Marketing”, as métricas da rede social conseguem ajudar a compreender qual o conteúdo que o seu público procura, o que também se encaixa em algo extremamente importante para criação dos conteúdos.

Se você tem uma conta business, você consegue acessar o Instagram Insights e com isso ter acesso às informações sobre cada conteúdo postado, seja ele no feed ou nos stories”, diz André Damasceno.
Utilizando o Buzzmonitor consegue aceder a essas métricas em tempo real através do Buzzmonitor Analytics e também comparar o seu desempenho com o dos seus concorrentes, além de entender qual das suas publicações teve mais engagement em diferentes períodos.

2 – Invista numa linguagem própria e importe-se de verdade

O que mais prejudica uma marca nas redes sociais é exatamente o posicionamento em determinadas situações. Para Wanessa Castro definir uma linguagem própria é muito importante para a gestão da sua conta. Rejane Toigo também concorda que ter em atenção a linguagem e como a marca se posiciona é super importante e acrescenta:

Importe-se verdadeiramente com as pessoas. Responder comentários, directs e menções é muito importante para gerar uma audiência engajada. Quem quer engajamento deve ser recíproco quando o engajamento acontece. As pessoas estão nas redes sociais para buscar relacionamento, informação e entretenimento. Relacione-se, informe, divirta e aumente as chances de sucesso.”

3 – Aprenda sobre o que postar e o que não postar

Desenvolver estrategicamente a linha editorial de conteúdo a seguir é outra dica muito importante. Definir quais os seus conteúdos com base no calendário do ano vigente com certeza vai ajudar no engagement e manter o timing certo das suas publicações.

Mas não é qualquer conteúdo que deve ser utilizado. Segundo Rejane Toigo, tão importante quanto delimitar o que será abordado com essa audiência é delimitar o que não será abordado. As linhas editoriais e os conteúdos devem ser testados com a sua audiência e descontinuados se não tiverem um desempenho satisfatório. 

Já Rodrigo Maciel dá ênfase à importância de haver variedade de conteúdos dentro da sua linha editorial. Segundo o especialista, “a repetição de um formato pode fazer com que seu público se canse e como consequência consuma menos seus conteúdos. E o algoritmo do Instagram adora essas variações, afinal hoje a ferramenta conta com diversas possibilidades, como o Reels, Stories, IGTV e também a possibilidade de colocar um vídeo na sua timeline”.

4 – Seja humano

Assim como falamos sobre postura e posicionamento mais próximo, não podemos deixar de falar da importância do contacto direto com o consumidor. Fazer com que a experiência seja sempre de pessoa para pessoa, e não de uma marca para seus consumidores. 

Rodrigo classifica isso como muito necessário para ter uma gestão do Instagram de sucesso. E essa dica pode ser aplicada em todos os seus canais de comunicação, não somente no Instagram

Encontre o elemento de conexão emocional com a audiência: humor, sarcasmo, polêmica, motivação, pertencimento, causas sociais são alguns dos elementos que podem criar vínculos com as emoções dos seguidores”, afirma Rejane Toigo

5 – Invista na frequência de publicações

Por último porém não menos importante, manter uma frequência de publicações é o segredo do sucesso. 

Quantos posts por dia são suficientes? Eu falo para os meus alunos e clientes de consultoria que no mínimo 1. Se você puder postar 2 será muito bom. Se for 3 melhor ainda.

Mas o mais importante é acompanhar os resultados dessas publicações para saber qual é a resposta da sua audiência relativamente ao conteúdo.

Isso quer dizer que: Não é suposto publicar sem parar. É suposto publicar, acompanhar, publicar, acompanhar. E sempre que for preciso ir fazendo os ajustes necessários na descrição, no conteúdo e na imagem/vídeo”.  afirma André Damasceno

Para saber como o Buzzmonitor o pode ajudar na gestão profissional do Instagram, clique aqui

5 Dicas para gerir o seu Instagram
Voltar ao topo