5 estratégias para aumentar o engagement nas redes sociais

xadrez é um jogo de tabuleiro disputado a dois, em que o seu objetivo é conquistar o “Rei” do oponente. Para alcançar esse objetivo, é necessário pensar e ter muita estratégia.

Assim como o xadrez, nas redes sociais a estratégia também é fundamental. Através do planeamento de cada conteúdo consegue chegar mais perto do seu objetivo, que pode ser, por exemplo, alcançar mais engagement.

Por isso, preparamos 5 estratégias para aumentar o engagement da sua marca nas redes sociais:

 

1- Conhecer o público é fundamental para criar os posts certos

Antes de criar qualquer conteúdo ou até mesmo estratégias, lembre-se porque é que o seu público está a acompanhar as suas publicações. Se, por exemplo, a sua marca é relacionada a peças para automóveis, as pessoas que o seguem querem ver conteúdos relacionados ao seu nicho.

É importante também saber qual é o tipo de público que segue a sua marca. As redes sociais contam com recursos próprios que podem ajudar nesse conhecimento. Por exemplo, o Facebook e o Instagram têm gráficos de insights que mostram qual a faixa etária, de quais regiões, qual segmento e também quais são os géneros que estão mais presentes nas interações.

 

2 – Horários certos aumentam o engagement

Criar posts para as redes sociais e fazer com que eles tenham uma boa repercussão não é tão fácil quanto parece.

Muitos utilizadores não estão conectados 100% do tempo nas redes sociais, então é preciso estudar os melhores horários para que os seus posts alcancem o maior número de pessoas.

Quando tiver criado a sua lista de conteúdo, comece a publicar em horários e dias diferentes e analise as métricas para saber qual o dia e qual o horário que melhor funcionou.

Nos relatórios do módulo Monitoramento do Buzzmonitor é possível, na aba Filtros, filtrar todas as interações da página e na aba Gráfico, deixar em “agrupar por Hora”.

Assim, visualiza em que horários ocorreram as interações.

3 – Mantenha uma frequência e varie os media

Não adianta a sua marca ter os melhores conteúdos se a presença nas redes sociais é pouca. Por isso, mantenha uma boa frequência de publicações para conquistar visibilidade.

Outra dica valiosa para que os conteúdos não se tornem cansativos é apostar em diferentes formatos. Assim, torna a sua relação com os utilizadores mais dinâmica e pode surpreendê-los, ao trazer algo novo. Explore a sua linha editorial através de fotos, GIFS, vídeos, sondagens e esteja sempre de olho nas novidades de cada rede social, como por exemplo os formatos de vídeo do Instagram.

Para o ajudar a manter uma frequência de posts, pode criar um fluxo de publicações no Buzzmonitor e programar o conteúdo, horários e redes sociais que deseja publicar. Assim, ficará tranquilo para realizar outras tarefas.

Na hora de criar os conteúdos, recomendamos que consulte o nosso artigo sobre as dimensões suportadas para cada rede social.

4 – Crie uma identidade visual para sua marca

Sabe quando vê um post e pensa “ah, esse post é da marca x”? Então, isso é consequência de uma identidade visual.

Se cria as suas publicações com as informações bem claras (sem exagerar na quantidade de texto) a probabilidade das pessoas gostarem e criarem engagement é muito maior.

Para conseguir essa identidade padrão nos posts, defina uma paleta de cores e um tipo fixo de fonte para que seus posts tenham o mesmo formato, mas com cores e elementos diferentes.

5 – Use e abuse dos tutoriais e memes 

Este tipos de publicação podem gerar bastante engagement, mas lembre-se sempre de trabalhar temáticas que estejam relacionadas com a sua marca. Também pode usar a criatividade e criar o seu próprio.

Se quer estimular o número de publicações salvas, os tutoriais podem ser uma boa ideia. Principalmente se a sua empresa oferecer diversos serviços. Publicações deste tipo facilitam a rotina do utilizador e aumentam muito as probabilidades de guardar para consultar futuramente (ou mesmo enviar para um amigo).

Exemplo de tutorial criado pelo Buzzmonitor: 

Exemplo de meme criado pelo Buzzmonitor: 

Para acompanhar os seus resultados, conte com o módulo Buzzmonitor Analytics que disponibiliza relatórios com insights de cada rede social.

5 estratégias para aumentar o engagement nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo