5 maneiras de utilizar um chatbot em sua estratégia de Marketing Digital


A automatização é cada vez mais popular e quando se fala em Marketing Digital os chatbots já despontam como preferidos para realizar tarefas automáticas e assim otimizar tempo e trabalho. Cases de sucesso mostram como Bots podem alavancar vendas, assim como interações nas fanpages de marcas podem ser respondidas por Bots de forma privada no Facebook Messenger. E diversas marcas e empresas já estão implementando os chatbots em suas estratégias digitais para saírem à frente de seus concorrentes. Conheça 5 usos dos chatbots para aumentar a eficiência do seu negócio:

1. Comunicar-se com usuários e consumidores: esta é a forma mais comum de uso dos bots. Eles podem ser parte do atendimento ao cliente realizado em redes sociais, programado com respostas a perguntas frequentes sobre produtos e serviços sem que seja necessário mobilizar uma equipe inteira para atender estas demandas.

2. Coletar dados e insights de usuários: os Bots também podem fazer uma série de perguntas simples, rápidas e automáticas por meio do Facebook Messenger para obter insights importantes sobre o internauta, o que antes apenas era possível ser feito realizando questionários de pesquisa em um site. Falamos aqui de inteligência de mercado, que está se popularizando na plataforma Messenger pela rapidez e praticididade.  Um bom benchmarking aqui é o bot Swelly, que não apenas permite que os consumidores respondam pesquisas rápidas, mas também criem suas próprias pesquisas.

3. Qualificar leads: os chatbots também podem ajudar analistas de Social Media a qualificar leads e prospectos, programando diversas perguntas que o Bot pode fazer com internautas no Facebook Messenger para descobrir se são leads que valem à pena entrar em contato novamente para que se ofereça produtos e serviços.

4. Personalizar a experiência de seus consumidores: 71% dos internautas preferem anúncios e informações personalizados, segundo dados da Marketing Dive. E os chatbots fazem esta tarefa, ao enviar uma série de perguntas em um questionário a um internauta, que irão definir informações, promoções e notícias que serão relevantes para ele. Exemplos de chatbots que fazem isso são os do  Huffington Post e o da CNN.

 

5. Vendas on-line:  outra função entre as mais utilizadas. Os chatbots podem vender o produto ideal para um consumidor específico por meio do Messenger de acordo com as opções que ele vai escolhendo depois de interagir com o Bot. Os Bots podem ser uma espécie de “vendedores virtuais” otimizados, já que podem ser encontrados pelos clientes a partir do conforto de suas casas e acessados de qualquer dispositivo. Algumas marcas já têm Bots que podem ser usados para finalizar compras, como o Bot da H&M e da KLM.

 

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