8 relatórios para entender o engajamento do consumidor no Facebook


No Facebook é possível mensurar o engajamento das publicações acompanhando como os internautas interagem com cada post. Desta forma, quanto maior a participação de consumidores em um post maior será o engajamento.

O cálculo do engajamento é feito por meio de quatro tipos de interações: likes, comentários, compartilhamentos e replies. Todos irão influenciar a Taxa de Engajamento (participação dos usuários nos posts) e o número final de Talking About (todas as histórias que envolvem sua página dentro ou fora do Facebook).

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O Edit Report do Buzzmonitor oferece uma série de opções para mensurar este engajamento, com a flexibilidade das variáveis que a edição de relatórios oferece. A nova dimensão “Atributo de Post” lançada este mês com as novidades do Buzzmonitor possibilita que o engajamento seja mensurado por meio de uma série de métricas que podem ser escolhidas durante a elaboração do relatório.

Com a novidade, os relatórios terão uma nova opção de edição. Ao editar o relatório, o analista poderá selecionar a dimensão “Atributo de Post” e os seguintes atributos:

  • Comentários
  • Curtidas
  • Compartilhamentos
  • Reactions (disponíveis apenas para CRM, ou seja, quem administra a página do Facebook)

 

Esta dimensão possibilita a criação de uma série de novos gráficos de acordo com o agrupamento selecionado (Dia, Semana, Mês, Usuário, etc). Confira abaixo algumas possibilidades de relatórios que irão deixar seu monitoramento ainda mais eficaz:

1 – Quantidade de comentários por dia

Em Editar Relatório, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Dia
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Comentários

Neste relatório você verá a quantidade de comentários por dia dos últimos 30 dias. É possível alterar o período em Filtros para a quantidade de dias mais adequada para seu relatório. Com este relatório é possível acompanhar os dias com picos de comentários e também quando uma determinada publicação teve pouco buzz.

Repare que neste relatório apenas a rede social Facebook foi selecionada na barra de serviços, mas é possível aplicar esta análise para as demais redes.

 

2 – Quantidade de curtidas por hora

Em Editar Relatório, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Hora
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Curtidas

Neste relatório você verá a quantidade de curtidas por hora. Com este relatório é possível acompanhar os horários em que a marca tem mais audiência em relação às curtidas, o que pode ser estratégico para que campanhas sejam lançadas nos horários mais adequados.

Repare que neste relatório apenas a rede social Facebook foi selecionada na barra de serviços, mas é possível aplicar esta análise para as demais redes.

 

3 – Quantidade de reactions por dia

Em Editar Relatório, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Dia
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Reactions

Neste relatório você verá a quantidade e quais as reactions feitas na página nos últimos 30 dias. O período selecionado pode ser alterado de acordo com sua preferência em Filtros. Com esta métrica é possível visualizar quais os dias com mais “Likes”, “Amei”, “Haha”, “Wow”, “Triste” ou “Grr”. Um dado importante para o monitoramento de um post que repercutiu negativamente no Facebook, por exemplo.

É importante lembrar que as Reactions estão disponíveis apenas para CRM.

 

4 – Quantidade de compartilhamentos por semana

Em Editar Relatório, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Semana
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Compartilhamentos

Neste relatório você verá a quantidade de compartilhamentos por semana. Com este relatório o analista poderá acompanhar em quais semanas as publicações foram mais compartilhadas e em quais o buzz foi pequeno ou nulo. Desta forma será mais fácil ter insights sobre melhorias que precisam ser feitas e o que pode apenas ser impulsionado novamente.

Repare que neste relatório apenas a rede social Facebook foi selecionada na barra de serviços, mas é possível aplicar esta análise para as demais redes.

 

5 – Quantidade de curtidas por gênero

Em Editar Relatório, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Sexo
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Curtidas

Neste relatório você verá a quantidade de curtidas por gênero nos últimos 30 dias. O período selecionado pode ser alterado de acordo com sua preferência em Filtros. Com esta métrica o analista poderá acompanhar qual o público que mais curtiu as publicações no período selecionado. Este dado pode variar de acordo com cada campanha, de forma que acompanhá-lo é importante para entender como os internautas se comportam de acordo com o conteúdo do post.

Repare que neste relatório apenas a rede social Facebook foi selecionada na barra de serviços, mas é possível aplicar esta análise para as demais redes.

 

6 – Quantidade de curtidas por mês

Em Editar Relatório, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Mês
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Curtidas

Neste relatório você verá a quantidade de curtidas por mês. Este relatório é importante para entender porque em alguns meses as publicações foram mais curtidas e em outros não, apesar da frequência de posts não ter mudado, por exemplo.

Repare que neste relatório apenas a rede social Facebook foi selecionada na barra de serviços, mas é possível aplicar esta análise para as demais redes.

 

7 – Quantidade de compartilhamentos por dia

Em Editar Relatório, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Dia
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Compartilhamentos

Neste relatório você verá a quantidade de compartilhamentos por dia nos últimos 30 dias. O período selecionado pode ser alterado de acordo com sua preferência em Filtros. Com esta métrica o analista de social media poderá acompanhar quais foram os dias com mais compartilhamentos e se isto foi resultado de uma campanha impulsionada (Dark Post, por exemplo) ou de engajamento orgânico.

Repare que neste relatório apenas a rede social Facebook foi selecionada na barra de serviços, mas é possível aplicar esta análise para as demais redes.

 

8 – Quantidade de reactions por semana

Em Editar Relatório, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Semana
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Reactions

Neste relatório você verá a quantidade e quais as reactions na página por semana. Ao lançar uma nova campanha, uma marca poderá  acompanhar seu progresso de acordo com as reações dos internautas semanalmente: foi positivo? Foi negativo? Esta métrica mostrará.

É imortante lembrar que as Reactions estão disponíveis apenas para CRM.

 

Os exemplos mostrados acima são apenas um pequeno recorte de tudo o que pode ser feito. Outros dados também podem ser obtidos com esta nova dimensão, como por exemplo ver quais os usuários que mais comentam, curtem e compartilham as publicações de sua marca e assim criar ações diretamente com eles.

 

Explore agora mesmo todas as possibilidades que o Atributo de Post oferece para o monitoramento de sua marca

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