A disputa entre os vídeos do Facebook e Youtube


O Youtube e o Facebook têm disputado a preferência dos usuários como plataforma favorita para a publicação de vídeos. Neste post, explicamos vantagens e algumas métricas de cada rede social.

FACEBOOK
Embora tenha entrado no negócio posteriormente, o Facebook tem se dado bem na área de vídeos. No ano passado, a empresa de Mark Zuckerberg ultrapassou o Youtube em visualizações de vídeos, tomando a primeira posição.

Uma explicação para isso é o algoritmo do Facebook. Antes dando prioridade a imagens, agora o Facebook prioriza vídeos. Desse modo, clipes circulam com muito mais facilidade na rede social, viralizando o conteúdo.

Outra vantagem é as estratégias de anúncios. Os anunciantes já iniciam suas campanhas diretamente no Facebook, de modo que o usuário veja a divulgação sem ser redirecionado para outra rede social. E a possibilidade de segmentar o público por targeting facilita a criação de novas campanhas em vídeo.

 

YOUTUBE
A novidade proporcionada pelo Facebook permite novas interações e engajamento com o consumidor, mas o Youtube permanece como o grande acervo de vídeos do mundo.

O Youtube é a segunda maior ferramenta de busca, perdendo apenas para o Google. Portanto, o site de vídeos é uma ótima maneira para criar um canal e armazenar vídeos diversos da sua marca. Por ser do Google os vídeos também são mais facilmente encontrados na busca orgânica do Google.com

Ao contrário do Facebook, em que é necessário um investimento para aumentar o alcance, o Youtube alcança seu público organicamente devido ao seu enorme número de usuários cadastrados.

 

Contudo, ambas as redes sociais não proporcionam ferramentas de análise que façam jus ao seu conteúdo. Pensando nisso, o Buzzmonitor criou os módulos de Facebook Pages Performance e o Buzzmonitor Youtube Analytics.

O módulo Pages Performance do Buzzmonitor permite que o analista use dois relatórios que permitem analisar a performance dos seus videos. Em Post Type o analista consegue comparar a publicação de diversos tipos de formatos de conteúdos, entre eles videos, entre sua marca e concorrentes. É uma forma de descobrir se o seu concorrente está publicando tantos videos quanto sua marca.

Já o relatório Engagement by Post Type permite comparar a métrica Engagement para diversos tipos de conteúdos entre páginas diferentes. E desta maneira saber se os videos geraram mais engagement que outros formatos de publicação.

As novidades para gerenciar videos no Buzzmonitor não páram por aqui. Ainda em Analytics temos o Buzzmonitor Youtube Analytics, que possui 10 relatórios apenas dedicados ao Youtube.

O relatório View Growth Rate pode ser usado para comparar o total de horas assistidas em seu canal. Já o Total Likes and Dislikes Rate traz o total de curtidas e descurtidas em números absolutos. E, como sempre, o Buzzmonitor Youtube Analytics possui também a métrica destinada a calcular o engajamento do seu canal.

Conheça nossos ebooks abaixo e veja como usar melhor as métricas de video com o Buzzmonitor:

10 Métricas para medir o sucesso do seu canal no Youtube.

12 métricas para gerenciar sua marca no Facebook.

Teste o Buzzmonitor gratuitamente.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se atento às novidades do Buzzmonitor e das últimas notícias nas social media!

Descubra através de casos de estudo como o Buzzmonitor pode otimizar a estratégia digital do seu negócio.

Fale com um especialista
e comece agora!

Fale connosco

Começamos?

Durante 14 dias pode experimentar a ferramenta de forma gratuita e:

  • Registar a sua marca e concorrentes para começar a escutar o que dizem deles nas redes sociais.
  • Analise os KPI das redes sociais para determinar qual o melhor caminho para os negócios dos seus clientes.
  • Ter uma visão global da ferramenta.
  • Contar com o apoio e resolução de dúvidas da nossa equipa.

 

Descubra o poder do Buzzmonitor sem compromisso!