A procura de termos e palavras-chave está a chegar ao Instagram!

Sim, está a ler bem!

 

Há poucos dias, a empresa anunciou os detalhes da atualização que muitos de nós aguardávamos e que já começou a ser implementada para utilizadores em seis países: Reino Unido, EUA, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Canadá. Agora já podem pesquisar na plataforma usando palavras-chave.

 

Vale lembrar que, até agora, a plataforma só permitia buscas por hashtags, utilizadores e locais. Noutras palavras, se antes queria encontrar publicações de “moda sustentável”, só conseguia conteúdo com a hashtag #modasustentável ou com esses termos nas contas ou na biografia. Agora, será possível fazer essa pesquisa por termos / palavras-chave e encontrará publicações que apresentarão conteúdos relevantes aos seus interesses, mesmo que não possuam a hashtag.

 

Embora ainda não esteja claro como esse serviço funcionará, um porta-voz da plataforma diz que a equipa está a considerar “uma série de fatores”, incluindo “tipo de conteúdo, legendas, quando foi publicado” e mais, para mostrar resultados relevantes. O serviço também usa a aprendizagem automática para “encontrar o conteúdo da mais alta qualidade que seja relevante para o utilizador” considerando, por enquanto, apenas as postagens do feed.

 

Isto também terá um impacto para as marcas que procuram melhorar o seu desempenho, pois se, por exemplo, uma marca quisesse aparecer anteriormente em pesquisas relevantes, ela teria que incluir as hashtags corretas para entrar nesses canais. Mas, agora, não precisará necessariamente de adicionar todas as variações de hashtag possíveis para maximizar a visibilidade, pois os termos que usa no seu copy ou texto serão suficientes, em muitos casos, para garantir que as pessoas encontrem o seu conteúdo.

 

Esta atualização é uma mudança significativa. Não podemos esquecer que o Instagram tem sido a plataforma mais restritiva quando se trata de social listening. No entanto, esta rede social comunicou que, no momento, apenas alguns termos podem ser pesquisados: “A pesquisa é limitada a tópicos de interesse geral e palavras-chave que estejam dentro das diretrizes da comunidade Instagram”.

 

É importante considerar este último ponto, pois nem todas as palavras-chave e tópicos podem ser pesquisados ​​dessa forma, o que pode estar a colocar algumas marcas em desvantagem.

 

Vamos ver como é que isto evolui e os resultados que advém daqui. Iremos mantê-lo atualizado 😉

 

Fontes:

(1) Social Media Today

(2) Tech Crunch

(3) The Verge 

 

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se atento às novidades do Buzzmonitor e das últimas notícias nas social media!

Descubra através de casos de estudo como o Buzzmonitor pode otimizar a estratégia digital do seu negócio.

Fale com um especialista
e comece agora!

Fale connosco

Começamos?

Durante 14 dias pode experimentar a ferramenta de forma gratuita e:

  • Registar a sua marca e concorrentes para começar a escutar o que dizem deles nas redes sociais.
  • Analise os KPI das redes sociais para determinar qual o melhor caminho para os negócios dos seus clientes.
  • Ter uma visão global da ferramenta.
  • Contar com o apoio e resolução de dúvidas da nossa equipa.

 

Descubra o poder do Buzzmonitor sem compromisso!