Análise Buzzmonitor: Batalha de programas de TV

O ano de 2021 começou com uma nova batalha pelas audiências entre os programas na TV generalista, nos horários da manhã e da tarde. Por isso, a Elife Portugal ativou os módulos de Social Listening  e Social Analytics da plataforma proprietária Buzzmonitor, e realizou um estudo com o objetivo de analisar a presença nas Redes Sociais das principais atrações semanais dos canais de TV generalistas e identificar quais são as vencedoras.

A comparação é feita entre as páginas oficiais das atrações da manhã e da tarde dos principais canais generalistas (SIC, TVI e RTP), tendo como base também todo o buzz espontâneo e público encontrado sobre os programas no Facebook e no Instagram.

Esta análise foi feita no período entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Os programas concorrentes nesta batalha, com as Redes Sociais como pano de fundo,são: Casa Feliz;  Dois às 10; Praça da Alegria (Atrações matinais) e Júlia; Goucha e A Nossa Tarde (Atrações vespertinas).

Batalha 1: Round 1 – Análise das métricas no Facebook

Para chegar aos vencedores, é atribuído 1 ponto a quem tem o melhor resultado numa determinada métrica, em comparação com os concorrentes. No final da batalha, ganha quem tiver obtido mais pontos.

Os resultados revelam algumas surpresas face ao que seria esperado observando apenas os dados de audiência desses programas. A RTP, por exemplo, que terminou o mês de janeiro em terceiro lugar no share de audiência (Fonte: CAEM/GfK*) apresentou bom desempenho nas redes com os programas analisados, destacando-se principalmente pelo engagement dos utilizadores com o conteúdo das páginas.

Fique a conhecer quem ganhou as batalhas aqui!

 

 

Análise Buzzmonitor: Batalha de programas de TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo