Batalha de Campanhas: O que podemos aprender com o sucesso das campanhas da Brastemp e Neve


O mês de outubro foi icônico para as campanhas publicitárias brasileiras. As marcas Brastemp e Neve abraçaram os memes da internet e lançaram dois anúncios que viralizaram e conquistaram o público. Usamos o Buzzmonitor para analisar e comparar os resultados das duas campanhas.

 

CAMPANHA BRASTEMP

Lançada no dia 17 de outubro, a publicação no Facebook alcançou números impressionantes:

  • 17 milhões de visualizações
  • 525 mil reações, entre curtidas, “haha” e “amei”
  • 36 mil comentários
  • 100 mil compartilhamentos

Última atualização dos números: 27/10/17

 

Confira!

 

A campanha fez tanto sucesso que os internautas pediram para que o anúncio fosse veiculado na televisão também. E a marca topou! Veja os detalhes.

 

CAMPANHA NEVE

A marca lançou sua campanha no dia 02 de outubro, 15 dias antes da Brastemp. Seus números também impressionam:

  • 5,8 milhões de visualizações
  • 68 mil reações, entre curtidas, “haha” e “amei”
  • 6 mil comentários
  • 9 mil compartilhamentos

Última atualização dos números: 27/10/17

 

Confira!

 

ANÁLISE

Consumidores marcaram amigos e viralizaram campanhas

 

Monitorando os comentários dos posts impulsionados de ambas as campanhas no Facebook, percebemos que a publicação da Brastemp obteve maior número de comentários, geralmente com mais de 90% de todos os comentários gerados pelas duas campanhas. Entre os destaques, o termo “olha”, presente nos comentários de ambas as marcas. Brastemp fica com 95% dos comentários “Olha”, enquanto a Neve fica com apenas 5%.

O “olha” indica que um internauta compartilhou a publicação marcando uma outra pessoa. O termo pode ser usado como um indicador de “viralidade” das campanhas.

Destacamos a presença de muitos elogios nos comentários, como “parabéns”, “amei”, “adorei”, “sensacional” e “melhor” (que fazem alusão à “melhor comercial” ou “melhor propaganda”. Esses termos mostram como os anúncios foram recebidos positivamente pelo público.

 

Engajamento da Brastemp ocorreu à noite

 

Nos posts impulsionados, Brastemp fica com um pico de audiência às 22h, enquanto Neve tem seu pico às 13h.

Esses números demonstram que cada marca teve engajamento em horários distintos. Uma hipótese é que a veiculação da campanha da Brastemp na TV no horário noturno fez com que o engajamento neste horário se repetisse no Facebook.

 

Vida útil das duas campanhas foi similar

Todo post tem o que chamamos de “vida útil”, ou seja, por quanto tempo ele continuou gerando buzz depois que foi publicado.

O post da Brastemp foi publicado no dia 17 de outubro, seu pico, e ao longo dos dias foi perdendo interações, mas até o dia em que fizemos o monitoramento (24/10) a publicação ainda tinha um número considerável de buzz.

Quanto maior o período de vida de um post, melhor para a marca. Isso significa que a publicação está engajando e ainda está passando pela timeline de muitos internautas.

 

Já a publicação de Neve foi feita no dia 02 de outubro, mas apenas começou a ter um buzz considerável no dia 10, o que nos leva a crer que ou a publicação foi impulsionada ou os internautas começaram a viralizá-la a partir desta data.

 

Neve interagiu mais com os consumidores

Tão importante quanto criar uma campanha que viralize é responder os internautas que estão comentando a publicação! O consumidor se sente feliz, percebe que a marca está atenta à sua opinião e isso o estimula a compartilhar o post e gerar ainda mais engajamento para a marca.

 

Brastemp fica na frente em relação à quantidade de buzz recebido: ao todo, somadas as interações da marca e os comentários dos usuários, durante o período foram feitos 42.468 interações. Neve fica com 9.376 interações, porém tem uma taxa de resposta aos comentários maior do que a Brastemp: Neve respondeu 9% dos comentários, enquanto Brastemp respondeu apenas 2%.

Aqui é relativo citar quem respondeu mais interações. Em números a Brastemp respondeu mais: ao todo foram 963 comentários da marca. Porém, em relação ao seu buzz, a taxa foi muito baixa. Por outro lado, a Neve realizou 865 comentários, o que equivale a 9% de seu buzz.

Sempre é importante olhar o buzz geral da marca para entender as interações feitas por ela.

 

Neve conquistou as mulheres

Qual o perfil do público que está interagindo com a publicação? Um relatório com o gênero dos internautas pode responder estas perguntas.

No caso de Neve, o maior público foram as mulheres: 82% do total.

 

Já em Brastemp o público é um pouco mais distribuído: 63% de mulheres e 33% de homens.

 

PANORAMA GERAL

Última atualização dos números: 27/10/17

 

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Como isolar dois posts para fazer uma análise comparativa entre eles

1. Crie um novo relatório.

 

2. Vá em Editar relatório e na parte de Filtros insira no campo de pesquisa trechos de ambas as publicações entre aspas e com o termo booleano OR entre elas. Ex: “Uma homenagem da” OR “Mesmo com candidatos tão incríveis”. Lembre-se de deixar ativo apenas o serviço de Facebook e na parte Fontes apenas as marcas que você está monitorando.

 

3. Agora as duas publicações aparecerão isoladas na parte inferior do relatório. Selecione-as e aplique a opção “Adicionar mensagens aos filtros”. Depois selecione a opção “Sim” na mensagem que surgir em sua tela e pronto! As publicações estarão isoladas e filtradas, ou seja, tudo o que você monitorar será apenas dos posts patrocinados.

 

 

Faça você também uma batalha entre duas marcas no Facebook

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