Batalha de Páginas: Chevrolet, Fiat e Volkswagen

Social Analytics

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Batalha de Páginas: Chevrolet, Fiat e Volkswagen

 

Monitorizamos a presença das marcas Chevrolet, Fiat e Volkswagen no Facebook (Brasil) durante os meses de fevereiro e março para descobrir qual delas tem melhor performance. Coletamos também alguns dados na monitorização sobre quem menciona estas marcas no Twitter.

Para isso, utilizamos os módulos Monitoring e Social Analytics, do Buzzmonitor. Saiba como a estratégia de cada uma destas marcas se reflete nos dados que analisamos.

 

Perfil dos fãs: utilizadores do sexo feminino falam mais sobre Chevrolet, utilizadores do sexo masculino falam mais sobre Volkswagen

Chevrolet
Os utilizadores do Twitter que falaram sobre a Chevrolet são maioritariamente do sexo masculino (59,4%). Ainda assim, é a marca de automóveis que possui a maior parcela de citações de consumidoras (40,%). Utilizam o Twitter para Android (58%) e são jornalistas, fotógrafos, professores e escritores.

Fiat
Os utilizadores do Twitter que falaram sobre a Fiat são, na sua maioria, do sexo masculino (67,6%): 67% que utilizam o Twitter para Android e apenas 33% utiliza o Twitter para iPhone. São jornalistas, fotógrafos, escritores e músicos. Professores, produtores e publicitários também foram encontrados.

Volkswagen
Apenas 15,8% do público que fala sobre a Volkswagen no Twitter é do sexo feminino. O seu público, que é maioritariamente masculino (84,2%), usa mais o Twitter para Android (59%) do que o Twitter para iPhone (41%). Foram identificados fotógrafos, professores, médicos e músicos. Outras profissões, como jornalistas, diretores, escritores e editores, também foram encontradas.

 

Social Analytics

Engagement: a Fiat obteve mais engagement no período monitorizado.

No dia 11 de março, a Chevrolet fez um post sobre o festival de música Lollapalooza, alcançando, assim, o seu maior pico de engagemnet durante o período monitorizado. Isto explica a queda brusca durante os próximos dias de 0.746% na taxa de engagement.

 

As páginas da Fiat e da Volkswagen permaneceram com a taxa de engajamento estável, sem grandes picos ou reduções.

 

Novos Fãs: Chevrolet teve maior crescimento proporcional de fãs.

A página da Chevrolet teve o crescimento proporcional de fãs mais expressivo entre as três páginas monitorizadas. Embora tenha conseguido pouco mais de 55 mil novos fãs, o crescimento para a página foi de 2.2%, enquanto que para a Volkswagen e Fiat foi de 0.9% e 1.89%, respetivamente.

 

Interações: a Fiat é a página com maior número de interações.

A página da Fiat foi a que mais cresceu no número de interações durante fevereiro e março. Porém, a Volkswagen obteve o maior crescimento proporcional em todas as métricas (likes, comments e shares). Isso pode ser explicado pelo número de pessoas que gostam da página da empresa alemã – mais de 25 milhões de gostos, quase 4 vezes o número de gostos da página da Fiat.

A montadora americana Chevrolet foi a única que apresentou redução em likes e comments

 

Confira o estudo completo!

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