Black Friday: O Buzz sobre o evento e as lojas de e-commerce em Portugal

Fomos analisar, com recurso ao Buzzmonitor,  o buzz gerado em torno do Black Friday: quais as lojas mais mencionadas, as estratégias utilizadas, e as opiniões dos consumidores. 

Foram monitorizadas as 10 marcas no top de lojas de e-commerce com o domínio “.pt”, partilhado pela ecommercenews.pt (Fnac, Worten, LaRedoute, Continente, Leroy Merlin, El Corte Inglés, Decathlon, PC Componentes, Auchan e showroomprive) e monitorizadas menções espontâneas a estas marcas, que incluíssem “Black Friday” e também os hashtags que incluíssem o nome da loja + black friday.

 O estudo decorreu entre os dias 1 e 27 de Novembro de 2020, nas diferentes redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook).

Clique aqui para receber o estudo completo.

1. Conteúdo partilhado por consumidores

Analisando o gráfico circular, num total de 619 publicações no Twitter, sobre o sentimento dos consumidores em relação aos descontos praticados na Black Friday, em Portugal, 374 (60.4%) mostraram um sentimento neutro, este número é referente a comentários sem juízos de valor ou de partilha de informação; 135 (21.8%) expressaram um sentimento positivo, de elogio, relativamente aos descontos, produtos e estratégias e 110 (17.8%) partilharam um sentimento negativo, de crítica. 

De seguida, seguem-se exemplos de uma crítica negativa e uma crítica positiva:

Entre as publicações de teor neutro, destacaram-se as partilhas de conteúdo das marcas e a participação em um passatempo promovido pela Worten.

Em relação à imagem acima, quanto às redes sociais analisadas, de entre 1141 posts, destaca-se o Facebook com 69.1% dos posts (aqui estão presentes as publicações das marcas, com divulgação das campanhas para a Black Friday, notícias partilhadas pelos meios de comunicação e influenciadores, assim como as respostas e comentários dos utilizadores em ambos os contextos), seguido do Twitter com 15.6% e, por fim, o Instagram com 15.3%

 

2. Evolução do Buzz 

O Buzz sobre a Black Friday aumentou, como era esperado, quanto mais se aproximava a data, e concentrou-se na semana do dia 27/11. Durante o mês de novembro, foram encontradas publicações pontuais, relacionadas principalmente com reações às notícias partilhadas pelos meios de comunicação social.

Todas as publicações (1141) analisadas foram classificadas consoante o sentimento do texto, visível no gráfico circular, e é possível destacar o caráter maioritariamente neutro (54.3%) destas publicações. Os restantes posts são 27.6% negativos e 18.1% positivos.

No gráfico com as 10 marcas analisadas, que diz respeito à semana da Black Friday, de 22 a 28 de Novembro, estão as reações, no Facebook, à comunicação das marcas. A marca que mais reações recebeu foi o Continente, com 38.274, seguida do Auchan e do Leroy Merlin, com 3.860 e 3.044, respetivamente. A reação mais comum foi, como seria de esperar, o “gosto” (com um total de 51.130), seguido do “adoro” (com um total de 2.780). 

3. Principais temas discutidos

De entre os 1141 posts, os principais temas discutidos, decorrem principalmente em torno dos termos “Desconto(s)” (169 e 94) e “Promoções” (92). O sentimento neutro da maior parte destas publicações permite concluir que grande parte das conversas apenas compartilha informações, como promoções encontradas nas lojas, sem juízo de valor.

4. Tempo de resposta no FB Messenger

Para esta análise, foi enviada uma mensagem igual para cada uma das páginas: um pedido de ajuda para concluir uma compra no site. Destacaram-se as marcas Continente, PC Componentes e El Corte Inglés, com respostas humanas em menos de 1 hora.

A Worten não tem a possibilidade de enviar mensagens, enquanto as marcas FNAC, La Redoute e Leroy Merlin não se disponibilizaram a resolver a questão do possível consumidor no canal escolhido pelo mesmo para os contactar.

 

 

Sobre o Buzzmonitor
O Buzzmonitor, plataforma proprietária do Elifegroup é um software de Social Business Intelligence que responde a todas as necessidades do universo de Social Media. 

Este software permite acompanhar, em tempo real, o que é dito sobre marcas e/ou temáticas nos espaços digitais, ativar e responder aos consumidores e ainda avaliar a performance dos canais digitais e fazer comparativos com a concorrência. 

 

Para saber mais sobre o Buzzmonitor, basta enviar um email para negocios@elifemonitor.com.  

 

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