Case Yämmi: como manter boas relações em grupos de fãs do Facebook

Case Yämmi: como manter boas relações em grupos de fãs do Facebook

Os grupos privados de fãs da Yämmi, robot de cozinha, no Facebook, eram espaços onde a marca queria entrar há algum tempo. Aqui, os verdadeiros utilizadores da máquina expõem as suas dúvidas e críticas, mas também elogios e sugestões de melhorias. E a marca queria muito poder participar na conversa. Assim, surge o case Yämmi: como manter boas relações em grupos de fãs do Facebook.

Desafio

Primeiramente realizou-se uma análise dos principais grupos existentes. Assim, chegámos ao “Receitas da Yämmi”, com 24 mil membros, escolhido para primeira incursão da marca num grupo privado. Este tem uma comunidade com um sentimento muito positivo em relação ao robot. Para além de ser muito ativo na partilha de receitas e sugestões.

O objetivo passou a ser o de criar um relacionamento amigável junto dos membros do grupo privado. A marca não queria fazer propriamente um atendimento das críticas neste grupo. Apenas estabelecer um relacionamento, partilha de dúvidas, de lançamentos, e também giveaways e passatempos.

Processo

A Elife apresentou a ideia à marca e aos administradores do grupo – toda a ação foi traçada pela agência SA365 e a equipa de CRM da Elife. E garantiu que as ações de giveaway e passatempos seriam sempre comunicados de antemão aos administradores do grupo e respeitaríamos sempre as regras da comunidade.

Em seguida, após aceitarem a nossa participação, passamos a interagir, desde abril de 2020, com os elementos da comunidade às terças e quintas, das 11h às 12h.

Conceito e enquadramento da presença da marca: um encontro, duas vezes por semana, antes da hora de almoço, para conversarmos sobre receitas e Yämmi.

Enquanto isso, e utilizando o Buzzmonitor, foi possível monitorizar a adesão da comunidade e retirar insights daquilo que a marca deveria melhorar, manter ou alterar e entender a perceção da Yammi no consumidor.

Case Yämmi: como manter boas relações em grupos de fãs do Facebook

Resultados

Assim, a marca começou a participar nas conversas, num tom afetivo e próximo – alinhado com o tom de voz e brand persona da marca. E a lançar, no início de todos os meses, o “Ingrediente do Mês”, desafiando a comunidade a partilhar receitas com esse ingrediente em destaque.

Por fim, e respeitando o objetivo e budget, ao todo – em 2020 -, tivemos mais de 750 conversas. Além disso, fizemos uma dezena de ativações (passatempos, giveaway, quiz e ativação de receitas), em parceria com a SA365.

Através do Buzzmonitor conseguimos saber que o sentimento presente na comunidade foi 87% positivo, tendo a marca mantido sempre uma presença positiva, e de proximidade com a comunidade! Descubra aqui como a plataforma consegue saber os sentimentos presentes na comunidade.

Ainda de salientar que esta ação contou sempre com o apoio próximo dos administradores do grupo, que nos viram como um acrescento de valor ao seu trabalho de dinamização. Exemplo dessa parceria foi a realização do Giveaway do Livro Simples e Yämmi. Os administradores receberam, em primeira mão, o livro e partilharam a novidade no grupo. E, de seguida, a marca fez um post de ativação do giveaway.

Case Yämmi: como manter boas relações em grupos de fãs do Facebook

Assim, gostou de ler o Case Yämmi: como manter boas relações em grupos de fãs do Facebook? Descubra mais sobre como a Equipa da Elife pode ajudar a sua marca aqui. E, claro, sobre o Buzzmonitor, a plataforma de atendimento centralizado, que monitoriza as redes sociais da sua empresa e fornece insights únicos, aqui.

Case Yämmi: como manter boas relações em grupos de fãs do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo