Como ativar a autenticação de dois fatores no Buzzmonitor?

Quem tem uma equipa grande a gerir uma conta de social media sabe o quanto é importante manter o perfil da sua marca seguro. Afinal, ninguém quer ter a amargura de ver os seus dados serem comprometidos. Por isso, a proteção das informações é uma prioridade no Buzzmonitor e todos os processos estão em conformidade com o RGPD.

Além de ser uma plataforma flexível, somos também Facebook Partners e a plataforma mais segura para Social Media e Atendimento Multicanal.

Essa segurança começa logo no momento do login. O acesso ao Buzzmonitor é feito através de social login, o que significa que os analistas não terão acesso direto aos dados da sua conta, mas sim a um login próprio no Buzzmonitor, onde a sua conta está vinculada. Mas, e se por acaso alguém partilhar o social login com terceiros?

Para isso, temos uma camada extra de proteção chamada Autenticação de Dois Fatores. Ativando esta funcionalidade, o seu acesso fica protegido com a utilização de um dispositivo de autenticação que gera um novo código a cada login no Buzzmonitor. Ou seja: além do login e senha, todos aqueles que acederem à conta terão também que inserir o código.

Mostramos mais abaixo como ativar essa funcionalidade👇🏻

Passo a passo para ativar a Autenticação de Dois Fatores no Buzzmonitor

1- Faça o login na conta e vá a Configurações > Segurança ou aceda ao link https://app.buzzmonitor.com.br/user/settings?tab=security

Buzzmonitor_Autenticação fatores 1

Buzzmonitor_AutenticaçãoFatores2

Buzzmonitor_AutenticaçãoFatores3

2- Quando clicamos numa conta, para ativar a autenticação de dois fatores é exibido um QR Code, para ser lido por uma aplicação à sua escolha, como:

  • Google Authenticator
  • Microsoft Authenticator
  • Authy
  • LasPass Authenticator

Buzzmonitor_Autenticador1Buzzmonitor_Autenticador2

Buzzmonitor_Autenticador3Buzzmonitor_Autenticador4

Para o exemplo, foi utilizado a app “Twilio Authy”.

3- Para transformar o seu telemóvel num token de segurança, insira o código telefónico do país seguido pelo número do seu contacto.

Buzzmonitor_AutenticarCelular1Buzzmonitor_AutenticarCelular2

4- Agora, ainda no telemóvel, clique no + para adicionar uma conta, volte para o computador, scaneie o QR Code que apareceu na página do Buzzmonitor ao clicar em “Configurar a autenticação de dois fatores”.

5- Em seguida, insira a conta (o seu Login do Buzzmonitor) que deseja que tenha a autenticação de 2 fatores e pronto! Agora, a cada 30 segundos você terá um token novo para fazer login na sua conta.

Buzzmonitor_AutenticarCelular3

6- Insira rapidamente o código que aparece no seu telemóvel (antes que o código mude, se não terá que inserir outro) e clique em “Habilitar”.

Buzzmonitor_QRCode_Autenticação

7- Isso vai levá-lo para o seguinte ecrã com os seus códigos de recuperação, para utilizar caso aconteça algo ou caso não tenha acesso ao seu código de autenticação.

Buzzmonitor_RecuperaçãoCódigos

8- Do lado esquerdo, pode gerar novos códigos de recuperação, caso os atuais expirem. Se expirarem, irão ficar com um traço preto por cima.

Buzzmonitor_CódigoRecuperação2

9 – Ao clicar em “Voltar para configurações”, terá a confirmação de que a Autenticação de Dois Fatores está ativa. É possível rever os seus códigos de recuperação a qualquer momento, clicando em “Ver códigos de recuperação”. No lado direito, pode “Desativar a autenticação de dois fatores”, caso queira.

Buzzmonitor_AutenticaçãoDesativar

Como realizar o login com a Autenticação de Dois Fatores:

Para realizar o Login com a autenticação de dois fatores, é simples.

1-  Em https://app.buzzmonitor.com.br/user/session/new insira seu login e senha normalmente e clique em “Entrar”.

Buzzmonitor_AutenticaçãoLogin

2- Então, o login vai encaminhá-lo para esta página:

Buzzmonitor_AutenticaçãoLogin2

3- Abra a aplicação no telemóvel, veja qual é o código e insira-o no site do Buzzmonitor antes do tempo do token expirar:

Buzzmonitor_AutenticaçãoToken

4- Pronto! Agora já está devidamente logado na sua conta do Buzzmonitor.

Buzzmonitor_AutenticaçãoConta

Como realizar o login com o código de recuperação:

1- Em https://app.buzzmonitor.com.br/user/session/new insira o seu login e a senha normalmente e clique em “Entrar”.

Buzzmonitor_AutenticaçãoRecuperação

2- Depois disso, o login encaminha-o até esta página. Aqui, clique em “Digite um código de recuperação de dois fatores”, assinalado na imagem a vermelho.

Buzzmonitor_Autenticação2

3- Na próxima página que aparece, digite qualquer um dos seus códigos de recuperação no espaço indicado e clique em “Verificar”. Se quiser voltar para a página de autenticação de dois fatores, é só clicar onde está assinalado na imagem a vermelho.

Buzzmonitor_AutenticaçãoCódigo2

 

O meu token de Autenticação de Dois Fatores não funciona. O que faço?

Caso os seus tokens de autenticação de dois fatores não estiverem a funcionar, é recomendado que aceda à sua conta através de um dos códigos de recuperação. Além disso, recomendamos que desative a autenticação e a ative novamente.

Assim que realizar o login através de um dos códigos de recuperação basta ir a Configurações > Segurança ou aceder ao link https://app.buzzmonitor.com.br/user/settings?tab=security

Depois, é só clicar em “Desativar a autenticação de dois fatores”. A página recarregará e mostrará que o “Status: ATIVADA”, mudou de verde para “Status: DESATIVADA”, a vermelho.

Buzzmonitor_TokenAutenticação

Buzzmonitor_TokenAutenticação2

Para ativar novamente, é só clicar em “Configurar a autenticação de dois fatores” e seguir o passo a passo para capacitar a autenticação de dois fatores.

Veja aqui mais sugestões e funcionalidades da nossa plataforma para manter a sua conta segura.

Como ativar a autenticação de dois fatores no Buzzmonitor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo