Como configurar a monitorização no Buzzmonitor?

Ao começar a monitorizar uma marca no Buzzmonitor, surgem algumas dúvidas em relação a como criar marcas, atualizá-las e o que pode ser monitorizado. Vamos esclarecer todas estas dúvidas agora, para que não se preocupe mais com isso.

Criar uma marca no Buzzmonitor

Clique no módulo “Monitoramento” e selecione a opção “Gerenciar projetos”. Nesta secção vai indicar tudo o que pretende monitorizar sobre a sua marca e concorrentes.

O que pode monitorizar?

  • Termos de pesquisa: neste campo deve incluir os termos e hashtags que pretende monitorizar no Twitter, Social News* (caso se aplique), blogs e fóruns. Esta pesquisa é feita utilizando expressões booleanas. Por exemplo, se quisermos monitorizar a Elife Portugal e Buzzmonitor, poderíamos utilizar a seguinte expressão: “Elife Portugal” OR #elifeportugal OR “Buzzmonitor” OR #buzzmonitor

*Social News é uma base de dados com páginas de Facebook de órgãos de comunicação social, câmaras municipais, páginas de crise e influenciadores.

  • Facebook: neste campo deve adicionar as páginas ou posts que pretende monitorizar, desde que sejam públicos e abertos. Também é possível monitorizar grupos, desde que seja o administrador.

 

  • Twitter: nesta rede social, é possível fazer dois tipos de monitorização:
  1. Por users: adiciona-se o @ do utilizador/marca a monitorizar, desde que a conta não seja privada. Este tipo de monitorização permite seguir a “linha do tempo” de um utilizador específico do Twitter.

Importante: Para que o Buzzmonitor possa recolher informações, é necessário colocar o nome de utilizador exatamente igual ao @ da rede social.

  1. Termos para streaming: deve ser preenchido se estiver a monitorizar termos ou hashtags. Por exemplo: se está a monitorizar “coca cola”, deve colocar os mesmos termos e hashtags que adicionou na opção Termos de busca, mas desta vez separados por vírgulas. Por exemplo: coca cola, cocacola, #cocacola.

NOTA: O Twitter permite a recolha imediata e para isso deve colocar os termos no campo tempo real (não são termos booleanos). A coleta normal é a cada 4 horas.

 

  • Instagram: para esta rede social não há monitorização de termos, apenas hashtags e utilizadores (devem ser perfis comerciais e abertos).

Na opção “Tags a pesquisar”, é necessário preencher as hashtags que deseja monitorizar, mas sem o símbolo # e separado uma hashtag da outra com uma vírgula e um espaço.

Exemplo: vivaonovo, viva, novo.

Para que as informações do utilizador sejam recolhidas, é necessário preencher o nome @, mas sem o símbolo @ (lembrando que esta opção permite monitorizar 100% da linha do tempo do utilizador).

Só pode recolher publicações de perfil que sejam públicas e comerciais. Para stories, só pode monitorizá-los a partir de seu próprio perfil.

 

  • Youtube: aqui existem duas opções de monitorização:
  1. Canais não autenticados: para qualquer canal do qual não seja administrador, não é possível monitorizar palavras-chave, vídeos ou comentários. Tem permissão para usar o Analytics para analisar o desempenho.
  2. Canais autenticados: para os canais nos quais é administrador, pode monitorizar e recolher vídeos e comentários, bem como usar o Analytics.

 

  • RSS: O Buzzmonitor tem uma lista de vários blogs e sites de notícias registados, mas pode adicionar uma URL para o site que deseja monitorizar. Nesta opção, serão recolhidas 100% das interações do site e não apenas o que está de acordo com o termo. Reforçamos que é possível registar apenas sites que possuam comunicação RSS.

 

Opções de monitorização

Ao adicionar um perfil, página ou canal a monitorizar, é possível selecionar a opção “Monitoramento”, que reúne todo o conteúdo em texto (publicações e comentários), e “Analytics”, que possui dados obtidos a partir de métricas de desempenho. O acesso a esses recursos depende do plano contratado pela marca.

* LinkedIn: embora esta plataforma apareça nas opções de sincronização, só é permitido monitorizar o seu perfil e as publicações que lá aparecem.

Atualizar uma marca no Buzzmonitor

Atualizar uma marca no Buzzmonitor é muito simples! Terá que fazer isso se precisar de adicionar ou remover informações no registo inicial (como hashtags, termos, etc.).

Para atualizar, basta ir ao módulo “Gerenciar projetos”, dentro da coleção “Monitoramento”, selecionar a área onde deseja alterar as informações e adicionar ou remover o que for necessário.

Por exemplo: se deseja adicionar hashtags para monitorizar no Twitter, selecione “Twitter” e adicione as hashtags. Lembre-se que no Twitter é necessário colocá-los com o símbolo # e no Instagram sem o símbolo #.

NOTA: Cada vez que atualiza um termo, leva até 4 horas para atualizar a coleção.

Comece a monitorizar a sua marca com o Buzzmonitor agora!

 

Como configurar a monitorização no Buzzmonitor?

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