COMO ENCONTRAR INFLUENCIADORES COM DADOS DAS REDES SOCIAIS

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COMO ENCONTRAR INFLUENCIADORES COM DADOS DAS REDES SOCIAIS

 

O Marketing de Influência surge como estratégia para tornar uma marca, produto ou serviço mais confiável. Ao contrário do que se imagina, não é uma tática exclusiva do meio digital e foi sempre muito utilizada offline, por exemplo com atrizes famosas a indicar produtos na publicidade em TV.

Nas redes sociais, Marketing de Influência é visto como o processo no qual empresas recompensam celebridades de social media ou especialistas para criar conteúdos a favor das marcas. Esta técnica tem sido cada vez mais interessante para as empresas, uma vez que o público jovem deposita mais confiança em celebridades da internet do que outras faixas etárias.

 

As marcas destinam cada vez mais verba aos influenciadores: 65% já utilizam estratégias de Marketing de Influência e 52% das empresas têm uma verba exclusiva para ações de mídias sociais.

Fonte: The Shelf

 

Como encontrar influenciadores?

Influenciadores não são, necessariamente, aqueles que têm o maior número de seguidores. Embora o alcance seja importante, não é o critério número um. Uma youtuber com milhões de subscrições pode não ser a parceira ideal para a ação que pretende fazer, por exemplo.

Preocupe-se em encontrar um influenciador que seja capaz de expressar o posicionamento da sua marca: pode ser uma web-celebridade, um especialista, um ativista, um jornalista ou até mesmo um consumidor comum, que tem um grande poder de persuasão verbal para recomendar o produto a amigos e familiares.

 

Influenciadores podem provocar o "efeito cascata": 88% dos influenciadores divulgam verbalmente as marcas que patrocinam; 72% compartilham posts adicionais dos seus patrocinadores gratuitamente; 77% afirmam que a tendência de comprar em marcas que os patrocinam é maior.

Fonte: The Shelf

 

Observar o que é falado pode ser uma maneira de encontrar o influenciador adequado para a sua campanha e é aí que entra a monitorização de redes sociais.

 

Como pode o Buzzmonitor ajudar?

Queríamos encontrar influenciadores que falassem sobre "cabelo crespo" ("afro") nas redes sociais - por isso, monitorizamos o termo “cabelo crespo” no Twitter e as hashtags “crespo” e “afrohair” no Instagram.

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Criamos um novo relatório, onde só juntamos posts de utilizadores que se autodenominem bloggers/youtubers. Assim, preenchemos o campo Bio do Twitter Only com o termo booleano “blogueira OR youtuber OR blog”.

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Com o relatório pronto, pode escolher ver primeiro os posts de utilizadores com mais followers.

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Neste exemplo, os resultados mostraram-nos várias bloggers que falam sobre "cabelo crespo". Entre elas, Lola Aronovich, conhecida ativista de pautas feministas, e Maia Vox, uma blogger iniciante.

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Na monitorização do Instagram não é possível avaliar a procura de acordo com informações da bio, mas ainda pode ser utilizada a hierarquização de posts por número de likes, comentários e partilhas para dimensionar a influência do utilizador.

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Neste caso, encontramos Aline França, que recebeu - até o momento - 239 likes na sua publicação. Dica: visualize o post original na rede social, para conseguir ler detalhes da minibiografia, número de seguidores e comentários.

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