Coronavírus: 16,5 milhões de menções após 10 dias no Brasil


O volume de menções em redes sociais ao coronavírus teve um pico na última semana de fevereiro, segundo dados do Buzzmonitor Trends. Monitoramos o termo “coronavírus” nos 10 primeiros dias após o primeiro caso no Brasil e encontramos 16.514.646 menções feitas entre os dias 25 de fevereiro e 06 de março, no Facebook, Instagram e Twitter.

As diferentes formas como a doença foi tratada em cada rede social chamam a atenção. Enquanto o Facebook gerou engajamento com notícias sobre o contágio e abrangência do vírus, o Instagram teve mais interações em posts periféricos, que tratavam de consequências da epidemia em áreas da cultura ou ciência.

A divisão por sentimento mostrou que entre 05 de fevereiro e 05 de março houve mais menções neutras (36%) do que positivas (28,2%) ou negativas (35,8%). O número alto de posts neutros sugere compartilhamento de notícias e dúvidas sobre o vírus, que pode ser confirmada devido ao alto engajamento de posts explicativos sobre a origem e como se prevenir contra o vírus.

O dia que teve mais menções foi 28 de fevereiro, com 2.750.640 posts, 16,8% do buzz total no período monitorado. As principais notícias do dia no Facebook foram o primeiro caso de coronavírus confirmado no México e o falecimento, devido ao COVID-19, do primeiro médico chinês que alertou o público sobre a epidemia.

No Facebook, os conteúdos com mais engajamento foram notícias com atualizações sobre o aumento do número de contaminados ao redor do mundo e posts explicativos sobre a doença e como se prevenir. A notícia com mais interações no período foi sobre o medo gerado pelo desconhecimento do vírus, com 84 mil interações. Juntos, os 5 posts que mais engajaram tiveram 507 mil compartilhamentos.

Já no Instagram, o post mais engajado foi sobre Jaqueline de Jesus, a cientista brasileira que mapeou o genoma do vírus em apenas 48h. O post teve mais de 300 mil interações. Outro destaque foi a paralisação de eventos esportivos, como partidas do campeonato italiano de futebol e o GP da China de Fórmula 1. Os 5 posts mais engajados no Instagram somaram 1.096.000 interações.

No Twitter, os principais perfis que mencionaram o coronavírus foram os perfis oficiais de celebridades, como Lady Gaga e Donald Trump, e de veículos de notícias, como a CNN. Juntos, esses três perfis twittaram sobre o tema para 211 milhões de seguidores.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se atento às novidades do Buzzmonitor e das últimas notícias nas social media!

Descubra através de casos de estudo como o Buzzmonitor pode otimizar a estratégia digital do seu negócio.

Fale com um especialista
e comece agora!

Fale connosco

Começamos?

Durante 14 dias pode experimentar a ferramenta de forma gratuita e:

  • Registar a sua marca e concorrentes para começar a escutar o que dizem deles nas redes sociais.
  • Analise os KPI das redes sociais para determinar qual o melhor caminho para os negócios dos seus clientes.
  • Ter uma visão global da ferramenta.
  • Contar com o apoio e resolução de dúvidas da nossa equipa.

 

Descubra o poder do Buzzmonitor sem compromisso!