Desvendando a métrica Engajamento


Engajamento é um conceito utilizado para medir o quanto os fãs e usuários da rede social se envolvem com a sua marca.

No Facebook observar o engajamento significa acompanhar a participação dos usuários em suas publicações. É através do total das interações (likes, compartilhamentos e comentários de um post) que se quantifica esse envolvimento. Quanto maior o envolvimento dos fãs com um post, maior o engajamento.

Com o Buzzmonitor é possível calcular a taxa média de engajamento por post, tendo como base o total de fãs da página. O Buzzmonitor considera duas unidades importantes: quantos posts foram publicados pela página num período de tempo e qual o número de fãs da sua página naquele momento. Dessa forma, o resultado sempre é relativizado de acordo com o tamanho da sua página e a quantidade de publicações. Se a sua marca acabou de entrar no Facebook e sua concorrente já tem milhares de fãs na rede, a vantagem desse método de cálculo é ainda maior, porque neste processo a comparação de engajamento entre a sua página e a de um concorrente é mais fácil, mesmo que o outro tenha muito mais fãs que você.

Como é calculado:

O formato de cálculo baseado em interações indica uma ação realizada pelo usuário, porque leva em consideração um critério efetivamente controlado 100% por ele:

Por que isso é melhor?

Independente do tipo de post (orgânico ou patrocinado), a interação (like, comment ou share) é 100% orgânica, pois as marcas podem até pagar para um post ser mostrado para um usuário, mas elas não podem “obrigar” um usuário a realizar uma interação.

Se considerarmos o alcance como critério para cálculo do engajamento não será possível auditar a informação e muito menos compará-la com a concorrência, uma vez que este tipo de informação é privada e não é possível acessá-la sem ser administrador da página. Ou seja, além de ser uma métrica mais superficial, ela será uma métrica isolada, não sendo possível ter o termômetro de comparação para balizar ações, ajustar conteúdo, investimento em mídia, etc…

Por estas razões recomendamos o uso das interações, que além de funcionar como critério para o engajamento, ainda podem ser comparadas isoladamente. Sendo assim, é possível definir uma meta de número de interações de determinado tipo (like, comment ou share) e aferir o sucesso desta informação. Veja abaixo:

 

Autor

Texto por Fernando Panveloski – Head of Sales do Buzzmonitor

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se atento às novidades do Buzzmonitor e das últimas notícias nas social media!

Descubra através de casos de estudo como o Buzzmonitor pode otimizar a estratégia digital do seu negócio.

Fale com um especialista
e comece agora!

Fale connosco

Começamos?

Durante 14 dias pode experimentar a ferramenta de forma gratuita e:

  • Registar a sua marca e concorrentes para começar a escutar o que dizem deles nas redes sociais.
  • Analise os KPI das redes sociais para determinar qual o melhor caminho para os negócios dos seus clientes.
  • Ter uma visão global da ferramenta.
  • Contar com o apoio e resolução de dúvidas da nossa equipa.

 

Descubra o poder do Buzzmonitor sem compromisso!