Dica Buzzmonitor: como monitorar Posts Patrocinados e Dark Posts?

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Dica Buzzmonitor: como monitorar Posts Patrocinados e Dark Posts?

Uma das principais dificuldades das marcas para monitorar posts patrocinados e dark posts é que as ferramentas de monitoramento disponibilizam apenas relatórios fixos com gráficos pré-configurados, restringindo as inúmeras possibilidades de insights e definições do seu conceito de earned e owned media. Entenda o que são esses conceitos aqui.

Outro problema é que algumas plataformas nem sequer monitoram essas publicações de forma orgânica, o que se torna um empecilho durante o monitoramento.

OBS: a coleta automática ocorre a partir de dois fatores:

  1. É preciso ser administrador da página;
  2. É necessário fazer o Social Login no Buzzmonitor, ou seja, sincronizar sua conta à plataforma para que haja coleta de CRM.

 

Qual a diferença entre um Post Patrocinado e um Dark Post?

O post patrocinado aparece no feed da marca que o publica, ficando visível para todos os que acessam a página. Já o dark post não irá aparecer na timeline em questão, sendo visível apenas para o público que precisa ser impactado por aquela mensagem.

A grande vantagem de um dark post é que a marca não precisa “poluir” seu feed com inúmeros posts voltados para públicos diferentes. E mais: essa publicação não irá aparecer para quem não será impactado por aquele conteúdo.

Por exemplo: sua marca fará um evento em São Paulo, mas sua página tem seguidores de todo o Brasil. Caso você patrocine um post, ele ficará em sua timeline e poderá ser visto por todos, inclusive pessoas fora de São Paulo.

Porém, se você criar um dark post segmentado apenas para São Paulo, somente este público verá aquela publicação e ela não estará no feed da sua marca.

Isso significa que todos os dark posts aparecem apenas no feed de notícias do público impactado, com a sinalização de Patrocinado (Sponsored).

Resumindo: a diferença entre o post patrocinado e o dark post é que este fica “invisível” na fanpage da marca, sendo visíveis apenas para os fãs escolhidos por meio da segmentação.

 

A vantagem dos Dark Posts

A principal vantagem de um dark post é economizar dinheiro e atingir diretamente o público que você deseja. É possível segmentar os fãs por critérios como: idade, gênero, localização, interesses e também palavras-chave, além de muitos outros.

Com uma segmentação específica, a possibilidade de retorno é muito mais alta do que simplesmente patrocinar um post para um público genérico.

Os posts passam a ter conteúdo mais relevante e tornam-se mais assertivos.

 

Como o Buzzmonitor pode te ajudar?

A principal vantagem do Buzzmonitor em relação a seus concorrentes é que ele coleta automaticamente e de forma 100% orgânica os dark posts de sua marca, assim como os posts patrocinados, desde que você seja administrador da página e tenha sincronizado sua conta ao Buzzmonitor para coleta de CRM.

Dessa forma é muito mais fácil extrair todos os insights possíveis sobre as publicações que você patrocinou, entender o que deu certo em suas campanhas e o que precisa melhorar nas próximas.

Antes de começar, vamos responder duas perguntas frequentes sobre o monitoramento de Dark Post:

1) Só consigo monitorar um dark post se eu for administrador da página?

Para realizar a coleta do post automaticamente sim, mas é possível pegar o link dele e cadastrá-lo no Buzzmonitor para monitorar, caso seja o post de um concorrente, por exemplo. OBS: no caso de um post patrocinado é mais fácil fazer isso, pois basta ir até a página do concorrente. No caso de um dark post, é preciso dar MUITA sorte de um post aparecer em seu feed para você cadastrá-lo no Buzzmonitor.

2) É necessário realizar o Social Login no Buzzmonitor para monitorar automaticamente os Dark Posts?

Para que a coleta seja feita de forma automática é preciso fazer o Social Login, ou seja, sincronizar o seu Facebook com o Buzzmonitor. E claro, você precisa ser administrador da página para que o dark post seja coletado. Veja aqui como sincronizar suas redes sociais ao Buzzmonitor.

 

Veja como monitorar seus posts patrocinados e dark posts!

1. Crie um monitoramento apenas de seus posts patrocinados

Ao focar o monitoramento apenas nas campanhas, os insights serão muito melhores. Pouca gente sabe, mas é possível fazer um monitoramento focado apenas nos posts impulsionados do Facebook e Instagram, desde que você seja administrador da página e do perfil.

OBS: para Instagram, é preciso atenção. A coleta de posts patrocinados e dark posts acontecerá desde que a conta de Facebook esteja vinculada ao perfil do Instagram e também tenha acesso ao Facebook Business. Isso é preciso pois é a partir do Business que o Buzzmonitor coleta os posts impulsionados do Instagram.

Quando você cadastra sua marca no Buzzmonitor, automaticamente todas as suas publicações serão coletadas no monitoramento. Como então diferenciar aquilo que é orgânico do que é patrocinado?

  • O primeiro passo é selecionar os filtros corretos para que os posts patrocinados apareçam para você. Selecione o período que corresponda ao tempo em que suas publicações serão impulsionadas.

Lembre-se de na área de Serviços deixar selecionada apenas a rede social que você está acompanhando. No caso, estamos monitorando o Facebook, mas também é possível ver os posts patrocinados do Instagram.

 

  • Na parte Somente Facebook, selecione apenas Publicação, para que o Buzzmonitor mostre as publicações da sua página. Logo abaixo, a parte mais importante: Natureza. Para você conseguir monitorar apenas os posts patrocinados, é preciso que a natureza escolhida seja Patrocinado. E em Origem, selecione apenas aquilo que vem de Página.

 

  • Pronto! É só clicar em Aplicar e você poderá acompanhar apenas os posts que foram impulsionados pela sua marca.

 

2. Acompanhe a atividade do seu post patrocinado em um Dashboard

Que tal criar um Dashboard Real Time para acompanhar todos os relatórios que você criar a partir do seu post patrocinado? Você pode reunir todos os reports em um só lugar e ainda compartilhar o link do dash com seu cliente.

Para isso basta clicar em Ver como Dashboard e pronto! Todos os relatórios surgirão em sua tela.

 

3. Crie alertas por e-mail para temas sensíveis nos comentários

Fundamental para evitar que uma crise possa começar a partir dos comentários em seu post patrocinado, com reclamações sobre sua marca e menções negativas.

  • Clique no ícone do seu perfil e selecione a opção Triggers. Em seguida clique em Criar novo Trigger.

 

  • Nomeie seu Trigger e clique em Próximo.

  • Em Fontes você selecionará a rede social que está acompanhando e a sua marca.

 

  • Em Filtros escreva em formato booleano os termos críticos que você deseja monitorar, como: “Odeio”, “Horrível”, “Péssimo” e afins. O sentimento você pode deixar selecionado apenas como negativo. Clique em Próximo.

  • Na última parte, Ações, insira o e-mail de quem será responsável por receber esses alertas e de quanto em quanto tempo. No caso de uma crise, recomendamos a cada 10 minutos. Caso seja um monitoramento de rotina, você pode escolher a cada 12 horas. Defina o sentimento como negativo aqui também e pronto! É só clicar em Criar.

 

4. Descubra quem são os consumidores que mais interagem com seu post patrocinado

Preparado para conhecer os seus possíveis futuros clientes? Consumidores que se engajam em um post patrocinado podem gerar frutos positivos para a empresa! E ao mesmo tempo você acompanha quem são as pessoas que mais se engajam na sua campanha.

  • Crie um novo relatório. Antes de mais nada você irá adicionar seu post patrocinado aos filtros, para que você consiga descobrir as pessoas que mais interagiram apenas com aquele post. Por isso, no campo pesquisar insira um trecho do texto do post. Lembre-se de selecionar apenas o serviço da rede social que você está monitorando, personalizar o período em que seu post foi publicado e inserir que a natureza do post é patrocinado.

 

  • Selecione o post, clique em Mais e escolha a opção Adicionar mensagens aos filtros.

 

  • Agora apague a frase do filtro de pesquisa, vá até Variáveis e faça a seguinte configuração:

- Agrupar por: Usuário

- Dimensão: Número de publicações

- Dividir: Sem divisão

Pronto! Os usuários que mais interagiram com o post patrocinado aparecerão no relatório.

 

5. Descubra quais as hashtags mais associadas à sua campanha

Sua campanha tem uma hashtag, mas é outra a hashtag que os consumidores estão usando nos comentários do seu post patrocinado? Tem alguma coisa errada aí. Veja como acompanhar quais as hashtags mais usadas por seus consumidores em sua campanha para evitar surpresas e aprender com o engajamento.​

  • Em Variáveis faça a seguinte configuração:

- Agrupar por: Hashtag

- Dimensão: Número de publicações

- Divisão: Sem divisão

 

Pronto! Apenas essa mudança nas variáveis já trará para você as hashtags mais usadas nos comentários do seu post patrocinado.

 

Monitorando suas campanhas com essas dicas, os seus posts patrocinados trarão ainda mais resultados para a sua empresa!

Outro diferencial do Buzzmonitor é a função de Insights dentro do módulo Analytics Pro do Buzzmonitor. A forma mais rápida e prática de você obter insights em tempo real sobre as publicações de sua marca. Quem é que não quer ter insights a todo momento, não é mesmo? É a partir deles que podemos entender melhor quem é nosso público e se nossas ações e estratégias estão dando certo.

Importante lembrar que para visualizar a aba de Insights é necessário que a página esteja associada a alguma das contas de Facebook sincronizadas no Buzzmonitor e que você seja administrador da página.

Aqui, a principal métrica que pode ser do seu interesse é a Despesas (Budget), que permite que o gestor da marca acompanhe em primeira mão os gastos que foram feitos com sua página para que suas despesas sempre estejam sob seu controle.

Confira 8 métricas do Facebook Insights para descobrir o alcance da mensagem da sua marca e conhecer seu público.

 

Importante! Nunca, em hipótese alguma, edite um ad no Facebook. Eventualmente marcas não conseguem acessar as métricas de insights que o Facebook oferece a respeito dos ads (posts patrocinados) criados. Isso ocorre porque sempre que um ad é editado, todas as métricas sobre insights são perdidas, já que o Facebook deixa de entregar essas métricas. Leia mais sobre o assunto aqui.

 

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