Emojis: Porque deve usá-los nas publicações da sua marca?


Os emojis são símbolos utilizados para expressarmos sentimentos, sensações, emoções, situações e muito mais. Eles têm muito sucesso e, por isso, até possuem um dia próprio: a 17 de julho é comemorado o dia do emoji.

A difusão de emojis em mensagens e publicações consolidou-se nos últimos anos e eles passaram a fazer parte das publicações das marcas nas redes sociais.

As marcas já tiveram receio de utilizar emojis nas suas publicações, mas agora a realidade é outra: cada vez mais marcas utilizam emojis tanto em posts próprios quanto no engagement com o consumidor.

 

Quais são as vantagens de utilizar emojis?

De acordo com o Twitter, utilizar emojis pode ajudar a sua empresa a destacar-se e a aumentar o envolvimento com o público. 

Num teste feito por Larry Kim, fundador e CTO da WordStream, uma plataforma de media online, as publicações com emojis tiveram um engagement 25,4% maior do que publicações sem emojis.

Porém, é necessário utilizar corretamente os emojis para passar a mensagem que se deseja.

 

Confira 7 dicas de utilização dos emojis:

 

1- Entenda os emojis

É fundamental entender os emojis antes de os utilizar, analisando qual o emoji que se encaixa melhor a cada situação. 

Muitas vezes, os emojis são entendidos de maneira errada e também existem emojis diferentes, dependendo do sistema operacional que se utiliza, o que pode gerar problemas para a sua marca. Saiba mais sobre os significados de alguns emojis.

 

2- Não seja enigmático

Apesar de os emojis serem muitos comuns nas redes sociais, muitas pessoas ainda não têm familiaridade com os símbolos. Por isso, não deve usar enigmas feitos com emojis.

A função deles é reforçar a comunicação, para que ela se torne mais sentimental e próxima do leitor, e não deixá-lo confuso.

 

3- Seja óbvio 

Quando fizer alguma publicação apenas com emojis, seja o mais claro possível.

Veja este exemplo da Domino´s Pizza: 

 

4- Enfatize os seus posts com os emojis

Um grande exemplo da utilização dos emojis nas redes é usá-los para enfatizar alguma coisa. Se, por exemplo, a sua publicação tem algum link, pode usar o emoji da “mão com o dedo apontado” para deixar claro que é ali que o utilizador deve clicar.

 

5- Seja repetitivo

Memorizamos mais facilmente informações que são repetitivas ou que possuem alguma imagem forte. O uso do emoji pode duplicar a memorização da mensagem que quer passar, ajudando a fixá-la na memória das pessoas.

Estas foram as principais dicas para ajudar a sua empresa a utilizar os emojis e aumentar o engagement nas redes.

 

6. Publique e responda aos consumidores com emojis

Através do Buzzmonitor Atendimento é possível personalizar as respostas da sua marca utilizando emojis. 

 

E também no Buzzmonitor Publicador é possível utilizar emojis em publicações:

 

7. Descubra os emojis mais usados pelo público da sua marca

A monitorização dos emojis ajuda a entender como o consumidor reage às publicações da marca. Para além disso, compreender os emojis mais utilizados ajuda a criar oportunidades de interação criativa para as marcas. 

 

No Buzzmonitor Monitorização é possível criar gráficos e dashboards com o agrupamento dos emojis mais usados pelo público da sua marca nos formatos nuvem (imagem abaixo), coluna, barra e pizza.

 

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