J.K Rowling: Números comprovam que a popularidade da autora tem caído conforme vão passando os dias.

 

Saber como nos posicionar nas redes sociais é algo indispensável nos dias de hoje, principalmente para figuras públicas.

No dia 06 de junho, a autora J.K Rowling foi alvo de duras críticas na sua conta de Twitter, tendo sido acusada de transfobia, pondo a autora por vários dias nos trending topics do mundo.

Analisamos 3.429 posts entre os dias 6 de junho e 16 de julho para entender melhor quais os impactos negativos das declarações feitas à imagem da autora de Harry Potter.

O nome da autora foi mencionado em 445 perfis no Twitter durante todo o período, e embora a repercussão tenha sido iniciada no dia 06 de junho, foi nos dias 09 e 10 que ocorreram os picos de buzz.

Curiosamente, analisando as linhas de sentimento dessas publicações podemos perceber nitidamente que a linha de posts negativos é maior do que a de sentimento positivo e neutro, reforçando o declínio da popularidade da autora de Harry Potter.

Com essa prova da queda na popularidade, decidimos fazer uma comparação com o primeiro semestre de 2019. Tal como mostra o gráfico acima, o números de comentários positivos quase inverteu relativamente ao número de comentários negativos, classificados em 2020.

Observe, em 2019, 60,21% são positivos  e 22,63% negativos. Enquanto que em 2020, 45,15% são negativos e 29,39% positivos.

Top Termos

Os termos mais usados pelos utilizadores nas redes sociais mostram muito sobre o descontentamento do fãs e não fãs de J.K. A palavra trans apareceu em 13% das publicações e ocupa o topo do gráfico, seguido pela palavra people (pessoas) com 10% e women (mulher) com 9%.

Os termos transfóbica e transphobic aparecem com uma diferença de 1% entre elas, e isso mostra que os fãs do mundo todo estão a criticar a autora de Harry Potter. É importante lembrar nesta situação, quase imediatamente, os atores que trabalharam nas adaptações da autora se manifestaram publicamente contra a sua opinião. Entre eles, Daniel Radcliffe, Emma Watson e Eddie Redmayne, protagonista da saga “Fantastic Beasts”.

Ainda relativamente às publicações que envolvem Rowling, alguns autores conhecidos também apareceram na nossa análise. São eles: Cassandra Clare (escritora de Os Instrumentos Mortais), Dan Brown (autor dos livros do Código Da Vinci), Holly Black (autora de Spiderwick) e Rick Riordan (autor de Percy Jackson).

A palavra transfobica estar entre as mais ditas só reforça a conclusão da análise relativa ao top termos, que coletamos no gráfico acima.

 

J.K Rowling: Números comprovam que a popularidade da autora tem caído conforme vão passando os dias.
Voltar ao topo