Mensagens do Instagram e Facebook integradas: tudo o que precisa de saber

Já ouviu falar sobre a integração do Direct do Instagram com o Messenger do Facebook?

Esta mudança tem sido testada por alguns utilizadores desde setembro de 2020 e, aos poucos, vai estar presente para todos os dispositivos. Tanto utilizadores Android como iOS poderão aproveitar o novo recurso.

Vamos entender melhor como funciona esta integração: 

A novidade nada mais é do que uma junção entre as duas plataformas de mensagens, o Direct e o Messenger. O intuito é otimizar e gerar mais comunicação entre os utilizadores, o que facilita a troca de mensagens.

Por enquanto cada aplicação fica com a sua caixa de entrada, mas a ideia é que ao decorrer do tempo elas fiquem unificadas.

  • Como ativar o recurso? 

Para ter acesso a esta funcionalidade é preciso atualizar a aplicação do Instagram na versão mais recente. Depois é só clicar no canto superior direito no ícone das mensagens diretas. Assim que clicar pela primeira vez, a app enviará um aviso sobre a novidade:

Fonte da imagem: Reprodução Instagram

  • O que foi adicionado?

Para aproximar ainda mais as pessoas, a integração veio recheada de novos recursos. São eles: Adesivos de selfies (boomerangs, emojis e selfies); Possibilidade de assistir a vídeos do IGTV em conjunto na chamada de vídeo e Modo Desaparecer no chat.

Fonte da imagem: Reprodução Facebook

Além disso, a atualização permite reagir às mensagens com um emoji (um mundo de opções além do coração padrão) e personalizar a conversa com temas.

Fonte da imagem: TecnoBlog

Outra novidade é a opção de encaminhar mensagens para até 5 amigos ou grupos de uma só vez e a seleção de uma mensagem específica para responder. Isto torna as conversas mais organizadas.

Fonte da imagem: Reprodução Facebook

  • O que é o Modo Desaparecer?

Uma das mudanças é parecida com o método de chat do aplicativo Snapchat.

O chamado Modo Desaparecer, quando ativado, vai apagando automaticamente as mensagens do chat todas as vezes que o utilizador sair e entrar na conversa.

Para ativar basta clicar e arrastar o dedo para cima dentro da conversa.

O perfil do Messenger no Twitter fez um vídeo a explicar a funcionalidade.

Fonte do vídeo: Reprodução Messenger

Vantagens da integração para contas físicas e marcas 

Não adianta falar de uma nova funcionalidade e não dizer quais são seus reais benefícios, certo?

As redes sociais muitas vezes fazem atualizações a pensar nos utilizadores, mas o impacto para as marcas também pode ajudar no desempenho da interação marca – utilizador.

  • Para contas pessoais:

Para contas pessoais a integração facilita nas conversas entre amigos e familiares. Em tempos de pandemia, qualquer recurso que possibilita essa aproximação de uma forma mais fácil é uma ótima opção. Pode escolher ter uma conversa temporária ativando o modo desaparecer, pode fazer aquela chamada de vídeo com os amigos para conversar e assistir vídeos juntos e até mesmo usar os adesivos de selfies para deixar a conversa mais engraçada.

São inúmeras as formas de aproveitar os novos recursos.

  • Para marcas/empresas:

Uma grande vantagem para as contas comerciais é otimizar as interações com os clientes. Com a funcionalidade, pessoas que utilizam a app do Messenger podem entrar em contato através do Instagram sem precisar de fazer o download de uma nova aplicação e vice-versa.

A opção de responder diretamente a uma mensagem também torna as conversas mais organizadas. Imagine que um cliente respondeu a 3 stories seus a perguntar os preços dos produtos. Com a novidade, pode selecionar cada uma e responder individualmente, assim como acontece no WhatsApp.

Além de otimizar a sua rotina, as novas formas de reagir ajudam a aproximar-se do seu público. Escolha os emojis que mais tem sintonia com a sua marca para tornar as interações mais personalizadas.

Também é possível controlar por onde receber as chamadas e notificações.

Agora que está por dentro desta novidade, use sem moderação para deixar as suas conversas mais dinâmicas.

Mensagens do Instagram e Facebook integradas: tudo o que precisa de saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo