Netflix, Disney+ e HBO: quem é que tem a melhor performance no Instagram em Portugal?

No último ano, as plataformas de streaming tiveram um grande crescimento, sendo consideradas por muitos como ‘um bem essencial’ devido ao confinamento. O adiamento de estreias no cinema e algumas a passarem automaticamente para as plataformas de streaming também foi um fator que contribuiu para este crescimento.

Dados recentes divulgados pelo ”Observatório Europeu do Audiovisual” (OEA) revelaram que o consumo destas plataformas em Portugal superou a média europeia e, também, quais foram as plataformas com a maior quota de mercado: a Netflix é o serviço de video on demand adotado por 47% dos consumidores, liderando, assim, o mercado, com grande distância face aos restantes players.

A Elife Portugal analisou as principais plataformas de streaming a operar no país (Netflix, HBO, Amazon, Disney+ e Apple TV+) para entender a presença e a interação destes serviços no Instagram. Apenas a Netflix, Disney+ e HBO possuem perfis locais, com conteúdo direcionado aos fãs de Portugal. Recorremos, assim, ao módulo Analytics Pro do Buzzmonitor para uma batalha de performance entre os três.

Descubra como os utilizadores reagem aos conteúdos dos perfis locais das plataformas que batalham pelo espaço no coração – e nas suas escolhas de entretenimento – dos assíduos espectadores portugueses na TV.

 

Período analisado: 1 mês, de 17/02 a 17/03

1. Métrica Seguidores – Netflix com grande vantagem

Para começar, analisamos a quantidade de seguidores que cada perfil tem:

A diferença no número de seguidores entre as plataformas de streaming é grande. A Netflix, como era de se esperar por apresentar a maior quota de mercado e operar há mais tempo em Portugal, apresenta um número de seguidores mais de 10 vezes maior que o HBO, o segundo colocado nesta primeira etapa da batalha.

 

2. Métrica Total de Publicações – Disney+ partilhou 38 publicações a mais que a Netflix

Com uma média de 2.93 publicações por dia, a Disney+ publica mais conteúdos no Instagram do que os demais players do mercado de streaming:

O formato das publicações partilhadas nas redes é outro destaque na comparação entre o conteúdo das três marcas. A Disney+ apostou nas publicações com vídeo em quase 40% dos seus conteúdos no período.

 

 

3. Métrica Top Posts – Publicações sobre estreias fazem mais sucesso

E quais foram os conteúdos que geraram maior engagement no universo dos quatro top posts de cada marca (as quatro publicações com mais interações)?

Disney+

Na Disney Plus, três dos quatro top posts divulgaram estreias. A exceção é a publicação Top 1, sobre “Soul – Uma Aventura com Alma”, que aborda as vitórias da animação nos Globos de Ouro.

 

HBO

As publicações com mais interações da HBO abordam as estreias de novos conteúdos e relacionam os personagens e histórias das séries com a “vida real” dos utilizadores. A série “Guerra dos Tronos” entra neste top posts, mostrando-se atual apesar de a última temporada ter sido lançada em 2019.

 

Netflix

As principais publicações da Netflix, assim como da HBO, abordam um lançamento e também procuram relacionar o conteúdo e os personagens das séries com o dia-a-dia dos seguidores. O filme “A Todos os Rapazes: Agora e Para Sempre”, lançado em fevereiro, é tema em dois das quatro top publicações do último mês.

 

 

4. Métrica Engagement – Disney+ apresentou a melhor performance

Quando é analisado o engagement médio, a elevada performance da Disney Plus torna-se ainda mais evidente. Relativamente à HBO – a terceiro classificada nesta métrica – apresentou uma média de engagement quase quatro vezes superior.
Isto reforça o interesse dos utilizadores por novidades no streaming.

No gráfico abaixo comparamos ao pormenor as duas marcas com melhor performance para entender a evolução diária do engagement. A Disney+, com as 85 publicações que fez no período, apresentou maior engagement em quase todos os dias desta análise. A Netflix obteve uma melhor taxa apenas em alguns dias, como em 18/02, com a publicação sobre a nova temporada de “Fate: The Winx Saga”, e em 10/03, com o Top Post 1 sobre o filme “A Todos os Rapazes: Agora e Para Sempre”.

 

5. Métrica Total de Interações – Netflix volta a destacar-se

Ao analisar-se a quantidade de interações no período, a vantagem do player mais antigo no mercado português volta a ficar evidente. No último mês, a Netflix recebeu uma quantidade de interações mais de 10 vezes superior à Disney+, a segunda classificada nesta métrica. Comparativamente à HBO, as interações do mês inteiro são inferiores a apenas um dia (em média) da Netflix.

Distribuição das Interações:

 

 

CONCLUSÃO DA BATALHA

 

 

A Disney+ foi a vencedora desta batalha no Instagram, que colocou frente a frente as plataformas de streaming que competem pela atenção do espectador digital, ao lado do gigante Netflix. O serviço de streaming líder de mercado apresenta uma maior base de seguidores e recebeu um volume superior de interações no seu perfil oficial. Entretanto, a plataforma da Disney partilhou mais conteúdo no seu perfil, apresentou publicações com melhor performance e ainda obteve, no período analisado, um engagement médio superior.

Recentemente foi divulgada a notícia de que a Disney Plus chegou aos 100 milhões de subscritores a nível mundial. Curioso recordar também que há cerca de um ano, em abril de 2020, o CEO da Netflix duvidava que a plataforma chegaria aos 60 milhões de subscritores em um ano, número que foi facilmente ultrapassado pela plataforma da Disney. Certo é que, na altura, ainda não se conheciam os reais impactos da pandemia neste mercado. Esta batalha no Instagram mostrou-nos, também, que, pelo menos a nível de engagement com os seguidores portugueses, a plataforma da Disney já ultrapassa o gigante global do streaming.

 

Para mais informações ou outros estudos, envie email para negocios@elifemonitor.com.

 

Fontes:

https://4gnews.pt/netflix-e-a-plataforma-de-streaming-mais-usada-em-portugal-diz-a-oea/https://www.meiosepublicidade.pt/2020/04/servicos-streaming-somam-800-mil-novos-assinantes-portugal-dois-meses/

https://www.publico.pt/2015/10/18/culturaipsilon/noticia/netflix-chega-a-portugal-quando-cada-vez-mais-pessoas-tem-tv-e-net-em-pacote-1711487

https://www.imagensdemarca.pt/artigo/disney-chega-aos-100-milhoes-de-subscritores/

Portugueses são dos europeus que mais aderem ao streaming

 

 

Contacte um consultor

Contacte um consultor
Netflix, Disney+ e HBO: quem é que tem a melhor performance no Instagram em Portugal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo