O Dia dos Namorados nas Redes Sociais

No fim de semana mais romântico do ano, desta vez vivido em tempos de pandemia e confinamento, tentamos perceber, através do Buzzmonitor, como é que marcas e consumidores mostraram o seu interesse e intenção de consumo no Facebook, Instagram e Twitter. Que este 14 de fevereiro foi diferente, ninguém questiona. Agora, será que a celebração passou do mundo real para o virtual? E como é que as marcas viveram este dia?

Com o módulo de Social Analytics do Buzzmonitor, recolhemos todas as publicações (posts e comentários) com os termos “prenda”, “presente” e “oferecer”, associados à data. E, no Instagram, analisamos as publicações com a hashtag #diadosnamorados, por ser a # mais utilizada nesta data e porque é nesta rede onde as pessoas partilham os momentos mais românticos e as declarações de amor mais apaixonadas! Paralelamente, é nesta rede social, também, que a maioria das marcas lança passatempos e giveaways para assinalar a data.

Desde 12 até 14 de fevereiro, inclusive, foram identificadas 18.325 publicações com as palavras e hashtag monitorizadas. E, como facilmente se percebe, foi no domingo que as marcas mais falaram sobre o tema e as pessoas soltaram o seu lado mais romântico nas redes sociais.

A hashtag #diadosnamorados representou 96% do buzz no Instagram. No Facebook e no Twitter, acompanhamos as conversas sobre a troca de oferendas e a pesquisa dos consumidores sobre qual o melhor presente para oferecer. O Facebook foi a segunda rede social com mais buzz no fim de semana da análise, mas com apenas 524 publicações, em comparação às 17.675 do Instagram. O Twitter, rede social famosa pelas partilhas e conversas sobre os assuntos da atualidade, somou a menor quantidade de publicações sobre o tema: apenas 126.

Nuvem de palavras: O amor e as encomendas online estão no ar!

Os termos mais frequentes entre o buzz analisado permitem concluir que o amor está no ar mas, também, que as lojas e marcas adotaram estratégias de conteúdo para atrair os indecisos ou os que deixaram a escolha do presente para o último minuto. Termos como “encomenda”, “mensagem” e “faça” permitem destacar a divulgação de prendas e guloseimas por parte do comércio e do incentivo à compra online e cada vez mais conveniente.

Os emojis que foram mais usados entre as 18.325 publicações desta pesquisa também foram analisados e, como esperado, destacam-se diversas formas de representar o amor.

 

Sobre o Buzz no Instagram

Entre as publicações encontradas no Instagram destacaram-se as de promoções, com divulgações de sugestões de presentes, os passatempos, os giveaways e também algumas partilhas apaixonadas de celebridades / influenciadores. Com um gráfico organizado pelas hashtags mais usadas (veja abaixo), é possível perceber, além das mais românticas e diretamente relacionadas com a data, algumas possibilidades entre os presentes mais comentados: flores e chocolates. Já a utilização da hashtag #Takeaway associada a esta data mostra como os restaurantes se adaptaram às restrições atuais: se os namorados não podem ir até ao seu restaurante, o restaurante leva o manjar romântico até casa dos enamorados!

Gráfico com as hashtags mais frequentes entre as publicações

A publicação no Instagram com mais comentários foi feita pelo Subway, que convidou os seguidores para um “Giveaway de São Valentim”. A segunda publicação com mais buzz foi partilhada pelo Ifa Training, com um passatempo a oferecer uma experiência de voo para duas pessoas.

Sobre o Buzz no Facebook

Nesta rede social, destacam-se conteúdos com ideias para surpreender a cara-metade e histórias inusitadas relacionadas com a data. Entre as páginas de Facebook dos principais meios de comunicação social do país, marcas, influenciadores e outras figuras públicas, destacaram-se os seguintes perfis: Poupadinhos e com Vales (6 posts); Time Out Lisboa (4 posts); NIT; Correio da Manhã e Revista Vip (3 posts cada). A publicação que recebeu mais gostos e comentários, promovendo o maior buzz, no Facebook, no fim de semana do Dia dos Namorados, foi partilhada pelo Correio da manhã: relatava a história de um presente inesperado oferecido por uma mulher ao marido, fruto de uma polémica no relacionamento nas Redes Sociais:

Sobre o Buzz no Twitter

Por último, analisamos o Twitter, a Rede Social ideal para percebermos o que é dito sobre um tema, sobre a relação do consumidor com as marcas ou ainda identificar tendências, uma vez que as conversas e discussões são públicas. Podemos concluir que o Dia de São Valentim não movimentou os utilizadores, na rede, em Portugal, como mostra o baixo buzz identificado – apenas 126 publicações no último fim de semana. 

Para perceber o teor dos comentários nesta rede, selecionamos as publicações que foram partilhadas pelos utilizadores com mais seguidores, ou seja, as publicações que, possivelmente, foram as mais visualizadas sobre o tema, em Portugal, nos dias desta análise:

As 5 publicações identificadas no Twitter partilhadas por utilizadores com maior número de seguidores.

Nestes tweets destacam-se partilhas de utilizadores comuns, com relatos relacionados com a troca de presentes entre os apaixonados e também publicações bem humoradas, com partilhas dos solteiros, também. Houve ainda espaço para uma referência à pandemia do novo Coronavírus, com uma publicação a destacar aquela que é o presente mais desejado por muitas pessoas: a vacina.

Veja aqui o dashboard com todos os gráficos desta análise do Dia dos Namorados 2021!

O Dia dos Namorados nas Redes Sociais

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