O que é considerada uma boa taxa de engagement no Instagram?

Além de produzir conteúdos de qualidade para a sua marca é importante analisar se eles trazem resultados positivos. É aí que entra o engagement. Mas como saber se a taxa de engagement do seu perfil do Instagram está boa?

Primeiro vamos entender melhor sobre engagement:

  • O que é engagement? 

O engagement é uma métrica utilizada para medir o quanto os utilizadores da rede social se envolvem com sua marca. Noutras palavras, é mostrar se a sua estratégia de marketing está realmente alinhada e a funcionar.

Quanto maior a taxa de engagement, mais o seu conteúdo será distribuído a outros utilizadores que não o seguem necessariamente.

  • Como é calculada a taxa de engagement no Buzzmonitor?

Para Facebook: 

No Buzzmonitor, plataforma de gestão de redes sociais e atendimento multicanal, o cálculo da taxa de engagement para Facebook é feita a partir da base de 1.000 fãs e é analisada em três métricas: Média de engagement, Crescimento de engagement e Máximo de engagement.

Média de engagement é o resultado da divisão entre o número de interações e  o número de fãs, dividido pelo total de publicações no dia, no período selecionado, multiplicado por 1.000.

Crescimento de engagement é a diferença proporcional entre o engagement total do período selecionado e o engagement total do período anterior.

Máximo de engagement é o resultado da divisão entre o número de interações e o número de fãs, dividido pelo total de publicações no dia, no período selecionado, multiplicado por 1.000.

Interações = reações + comentários + partilhas

Para Instagram:

Assim como para o Facebook, no Instagram a base do cálculo da taxa de engagement também é de 1.000 seguidores.

Média de engagement é o resultado da divisão entre o número de interações e  o número de seguidores no período selecionado, multiplicado por 1.000.

Crescimento de engagement é a diferença proporcional entre o engajamento total do período selecionado e o engagement total do período anterior.

Máximo de engagement é o resultado da divisão entre o número de interações e o número de seguidores no período selecionado, multiplicado por 1.000.

Interações = gostos + comentários

  • Como saber se o seu engagement está a correr bem?

Para Instagram:

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Iconosquare com mais de 30.000 mil perfis do Instagram, a média da taxa de engagement é de 4,7%. 

Essa estatística é variável de acordo com o tipo de perfil e setor. Por exemplo, os perfis de “Figura pública” atingem uma taxa de engagement de 5,77% no InstagramJá páginas do setor de educação, mais especificamente ensino superior, ficam na média de 3,57%,de taxa de engagement.

Mesmo com essa variação de página para página, é considerada BOA a taxa de engagement no Instagram que esteja entre 1% e 5%, de acordo com o Iconosquare.

Para Facebook:

O Iconosquare também realizou um estudo parecido com 2.810 páginas de negócios para analisar a taxa de engagement para Facebook.

Foi apontado que, globalmente, as taxas são: 28,3% para o engagement da página e 3,22% por publicação.

No geral, estes números servem como base, mas no entanto é fundamental estabelecer metas para a sua página do Instagram e do Facebook baseadas no seu histórico e no desempenho dos concorrentes da sua categoria.

Vamos imaginar que em março sua taxa de engagement no Instagram foi de 4% em e em fevereiro foi de 5,2%. Ao observar a porcentagem de março isoladamente ela está dentro da média do Iconosquare, mas quando comparamos com o mês anterior houve uma queda na taxa de engagement.

Para ter uma análise mais profunda, pode fazer o cruzamento da taxa de engagement com outros indicadores. Por exemplo: a média de interações, crescimento de seguidores e top posts são métricas que, junto à taxa de engagement, o ajudam a ter um panorama do que está a funcionar ou não.

Todas elas estão disponíveis no módulo Analytics Pro do Buzzmonitor, tanto para Instagram quanto para Facebook. Por lá também é possível registar o perfil dos seus concorrentes para acompanhar e comparar o engagement.

Além disso, se quer saber como aumentar a taxa de engagement do seu perfil nas redes sociais, confira esse blog post com 5 estratégias para aumentar o engagement.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se atento às novidades do Buzzmonitor e das últimas notícias nas social media!

Descubra através de casos de estudo como o Buzzmonitor pode otimizar a estratégia digital do seu negócio.

Fale com um especialista
e comece agora!

Fale connosco

Começamos?

Durante 14 dias pode experimentar a ferramenta de forma gratuita e:

  • Registar a sua marca e concorrentes para começar a escutar o que dizem deles nas redes sociais.
  • Analise os KPI das redes sociais para determinar qual o melhor caminho para os negócios dos seus clientes.
  • Ter uma visão global da ferramenta.
  • Contar com o apoio e resolução de dúvidas da nossa equipa.

 

Descubra o poder do Buzzmonitor sem compromisso!