Prendas de Natal: Uma análise do buzz nas redes sociais

Neste ano tão diferente do comum, ativamos o Buzzmonitor para analisar o comportamento dos portugueses e monitorizar as conversas nas redes sociais (Twitter e Instagram) à volta do tema “Prendas de Natal“.

Entre 1 e 17 de dezembro de 2020, foram analisadas no total 17.648 interações: no Twitter, foram recolhidas todas as publicações que incluíssem, simultaneamente, os termos “prenda” ou “prendas” e “Natal”, ou pelo menos uma das seguintes hashtags: #prendadenatal, #prendanatal, #prendasdenatal, “prendasnatal. No Instagram, a recolha foi feita apenas com base nestas hashtags. 

Clique aqui para receber o estudo completo.

Mas, afinal, o que se disse sobre as Prendas de Natal, nas Redes Sociais? 

1. Evolução do Buzz

Evolução Diária

Das 17.648 publicações recolhidas ao longo dos 17 dias, é possível observar que o pico ocorreu no dia 6, no qual foram publicados 4.159 posts, correspondentes a 23.6% do total. Após este pico, o Buzz foi diminuindo ao longo de três dias, voltando a aumentar no dia 10 de dezembro. 

Vale a pena destacar o facto de que, este ano, os utilizadores terem começado as suas conversas sobre este tema logo no início do mês, sendo que no primeiro dia foram partilhadas 634 publicações.

 

Dias da semana

O dia preferido dos utilizadores para falar de prendas de Natal foi o domingo, dia no qual foram partilhadas 5.039 publicações (28.6%). No que toca às redes sociais utilizadas, o Twitter foi a principal, detendo 78.2% do volume total

 

2. Conteúdo mais mencionado

Principais hashtags

No que toca às hashtags mais mencionadas, destaque para #prendasdenatal, mencionada 2.593 vezes#natal e #natal2020 também tiveram um número mais alto de menções, com 1.314 e 998, respetivamente.

 

Principais emojis

Os três emojis mais utilizados para falar deste tema foram: “🎄”, utilizado 954 vezes; “🎁”, usado 852 vezes e “❤”, 534 vezes

De uma forma geral, os principais emojis utilizados ao longo deste período apresentam um caráter positivo, partilhando, maioritariamente, o espírito natalício e emoções positivas.

 

3. Destaques

O principal destaque do período em análise foi um tweet partilhado pelo utilizador @Tarml12. Esta publicação obteve mais de 5 mil retweets e 10 mil likes. Entre os dias 6 – data de publicação do tweet – e o dia 17 de dezembro, foram recolhidas 5.027 publicações e retweets relativos ao tweet em destaque, correspondentes a 28.3% do número total de publicações recolhidas.

 

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Sobre o Buzzmonitor
O Buzzmonitor, plataforma proprietária do Elifegroup é um software de Social Business Intelligence que responde a todas as necessidades do universo de Social Media. 

Este software permite acompanhar, em tempo real, o que é dito sobre marcas e/ou temáticas nos espaços digitais, ativar e responder aos consumidores e ainda avaliar a performance dos canais digitais e fazer comparativos com a concorrência. 

Para saber mais sobre o Buzzmonitor, basta enviar um email para negocios@elifemonitor.com

 

Prendas de Natal: Uma análise do buzz nas redes sociais

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