#presidenciais2021: Qual foi o candidato com mais buzz, no Facebook?

As eleições para eleger o próximo presidente da república portuguesa ocorreram neste domingo, 24 de janeiro, e, com a ajuda do Buzzmonitor, analisamos quais foram os candidatos com mais buzz nos últimos dias, nos seus perfis oficiais para a campanha presidencial 2021 no FacebookAna Gomes, André Ventura, João Ferreira, Tiago Mayan e Vitorino Silva

Nota 1: O candidato Marcelo Rebelo de Sousa não tem um perfil oficial de campanha, nem pessoal, no Facebook. 

Nota 2: A candidata Marisa Matias tem apenas um perfil, que usa para a sua campanha, e foi esse o perfil utilizado para esta análise

Análise da atividade nas páginas dos Candidatos

Ao analisar o buzz nas páginas, destacamos as candidatas Ana Gomes (4.081 publicações) e Marisa Matias (4.072 publicações) como as campeãs do buzz no Facebook na última semana. Para perceber melhor como foi a estratégia adotada pelos candidatos para as suas páginas oficiais, apresentamos abaixo os dados das páginas e as principais métricas das mesmas nos últimos dias, com foco no fim-de-semana decisivo: dados de quinta-feira (dia 21) até domingo, dia das eleições (dia 24). Vamos analisar como foi a disputa através das Redes Sociais?

  • Crescimento da base de fãs: João Ferreira foi o candidato que somou a maior quantidade de novos fãs nos dias mais decisivos destas eleições. Entretanto, percentualmente, o maior crescimento foi de André Ventura, com um crescimento de 6.8% relativamente à sua base de fãs.
  • Interações e Engagement: João Ferreira e Marisa Matias foram os candidatos que mais somaram interações com o conteúdo publicado em suas páginas oficiais. A nível do engagement médio para cada 1.000 fãs em sua página, destacaram-se João Ferreira e Tiago Mayan. Os conteúdos das páginas de Ana Gomes e Marisa Matias receberam a maior quantidade de comentários, como já destacado. Entretanto, o conteúdo mais partilhado foi o de João Ferreira. Vitorino Silva, apesar de ter partilhado a maior quantidade de publicações, não obteve destaque em nenhuma métrica.

 

Evolução diária do buzz nas páginas

Fizemos, igualmente, uma análise da performance das páginas com um período mais alargado, para podermos avaliar a evolução desde dia 16 até dia 24 de janeiro, dia das eleições.

  • Total de buzz: 14.791
  • Dia com mais buzz: 21 de janeiro de 2021
  • Pico de Ana Gomes no dia 21: total – 1.814. Realização de um comício em direto na própria página presidencial com várias intervenções em direto.
  • Pico de João Ferreira no dia 17: total – 651. Direto no Facebook com o tema “Responder à saúde mental das crianças e jovens em tempos de pandemia”
  • Pico de Marisa Matias no dia 16: total – 799. Post de empoderamento feminino, através do uso da hashtag #VermelhoEmBelem.

 

Buzz por candidato


  • Buzz geral: 14.791
  • Total, por candidato: Ana Gomes (4.081), Marisa Matias (4.072),  João Ferreira (3.480), André Ventura (1.709), Tiago Mayan (1.023), Vitorino Silva (417), Marcelo Rebelo de Sousa (9).

 

Distinção entre comentários e publicações, por candidato

  • Como o  presidente reeleito Marcelo Rebelo de Sousa não tem nem página oficial nem de candidatura, no Facebook, ocupou o último lugar. Estas 9 publicações dizem respeito às menções feitas nas páginas dos restantes candidatos.
  • De notar que André Ventura, foi o único candidato a não publicar um agradecimento no seu perfil oficial de campanha, após se saberem os resultados eleitorais.

 

Buzz por hora


  • Total de buzz: 14.791 publicações
  • Picos do buzz: 21H00, com 2.556 publicações; 22H00, com 1.924 e 23H00, com 1.822.

———————

Sobre o Buzzmonitor
O Buzzmonitor, plataforma proprietária do Elifegroup, é um software de Social Business Intelligence que responde a todas as necessidades do universo de Social Media. 

Este software permite acompanhar, em tempo real, o que é dito sobre marcas e/ou temáticas nos espaços digitais, ativar e responder aos consumidores e ainda avaliar a performance dos canais digitais e fazer comparativos com a concorrência. 

 

Para saber mais sobre o Buzzmonitor, basta enviar um email para negocios@elifemonitor.com.  

 

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se atento às novidades do Buzzmonitor e das últimas notícias nas social media!

Descubra através de casos de estudo como o Buzzmonitor pode otimizar a estratégia digital do seu negócio.

Fale com um especialista
e comece agora!

Fale connosco

Começamos?

Durante 14 dias pode experimentar a ferramenta de forma gratuita e:

  • Registar a sua marca e concorrentes para começar a escutar o que dizem deles nas redes sociais.
  • Analise os KPI das redes sociais para determinar qual o melhor caminho para os negócios dos seus clientes.
  • Ter uma visão global da ferramenta.
  • Contar com o apoio e resolução de dúvidas da nossa equipa.

 

Descubra o poder do Buzzmonitor sem compromisso!