Regiões de Turismo em Portugal: Qual é a sua performance no Facebook?

Com a divulgação dos melhores destinos turísticos do World Travel Awards, em novembro, e a aproximação do final do ano, realizamos, com recurso ao Buzzmonitor, uma nova análise da performance das Regiões de Turismo nas redes sociais. Com a perspectiva do primeiro estudo realizado sobre o assunto em agosto (a época de férias pós-confinamento), queremos perceber o impacto deste contexto para o Turismo através das Redes Sociais.

 

Para este estudo, foram monitorizadas as páginas de Facebook das 7 Entidades Regionais de Turismo de Portugal (NUTS II): Visit Alentejo, Visit Algarve, Visit Azores, Turismo Centro de Portugal, Visit Lisboa, Visit Madeira e Turismo do Porto e Norte de Portugal. Foram avaliados os destinos/zonas mais falados nesta rede social. Monitorizamos, também, publicações com termos como “Visit” ; “Visite” ou “Turismo”. Estas páginas foram avaliadas durante quatro semanas: de 14 de novembro de 2020 a 11 de dezembro de 2020.

O Buzzmonitor recolheu um total de 30.892 publicações nas 4 semanas de análise. Do gráfico acima, com a distribuição destas publicações por dia, podemos destacar:

  • O conteúdo das publicações recolhidas foi referente a textos de teor maioritariamente positivo ou neutro.
  • O volume do buzz apresentou uma queda drástica no início do mês de dezembro, após atingir o seu pico, no dia 1. Isto significa que houve uma menor quantidade de posts, respostas, comentários e depoimentos sobre o tema do Turismo em Portugal.

1. Crescimento de fãs e interações 

Verificamos que as páginas das Regiões de Turismo, de maneira geral,  praticamente não sofreram variação no número de fãs no período analisado (entre -0,02% a 0,2% de variação). A página que apresentou o maior pico de crescimento, (repetindo o padrão do estudo anterior, realizado em agosto) foi a do Turismo da Madeira, na semana entre 21 e 27/11. Entretanto, este crescimento representa apenas 95 novos fãs. Ao fim do período da análise , as páginas do Alentejo e de Lisboa apresentavam alguns fãs a menos.

As páginas de Turismo de Lisboa e da Madeira, que estão entre as que apresentam as maiores bases de fãs, têm um maior volume de comentários, reações e partilhas dos seus conteúdos. As páginas do Porto e Norte de Portugal e do Alentejo foram as que apresentaram menor volume de interações no período em análise.

2. Engagement nas páginas e publicações

Durante o período de tempo desta análise, as páginas que apresentaram maior engagement por cada 1.000 fãs foram: Açores, Algarve e Madeira.

Com valores mais baixos de engagement verificaram-se as páginas do Turismo do Alentejo e do Porto e Norte de Portugal, que se mantiveram praticamente constantes ao longo do período analisado.

 

Engagement por tipo de publicação*

*Engagement para cada 1.000 fãs: (Total do engagement das interações/1000).

Analisando a taxa de engagement, por tipo de publicação, verificamos que as páginas das regiões de Turismo, em geral, usam principalmente publicações com fotografias nas suas estratégias de conteúdo, possivelmente com o objetivo de explorar visualmente os pontos turísticos de cada região.

3. Top Posts

Os top posts da Região de Turismo de Lisboa – que lideram com maior número de interações e de engagement – são direcionados ao público estrangeiro, e apresentam dois pontos turísticos da cidade. Já na página do Alentejo, as duas publicações com melhor performance apresentam paisagens da região. A publicação do Algarve destaca-se, também, por ter apresentado a maior taxa de engagement para cada 1.000 fãs entre as publicações de todas as páginas, no período analisado.

Em relação ao volume de interações, destacaram-se os conteúdos das páginas da Madeira (3.481 interações), Lisboa (5.273 interações) e a publicação do Algarve (3.575 interações). As páginas cujos conteúdos apresentaram os melhores índices de engagement para cada 1.000 fãs foram: Açores (16.29) ; Madeira (14.39) e Algarve (36.97).

4. Emojis mais utilizados

Entre os emojis utilizados com maior frequência pelos utilizadores nas páginas das diferentes regiões de Turismo, é possível destacar as referências positivas, na sua maioria com corações e sorrisos

No caso da página do Turismo do Porto e Norte, destaca-se também o emoji: “😋 “ como reação dos utilizadores a uma publicação com referência à gastronomia local.

 

4. Tempo de resposta no FB Messenger 


Foi enviada uma mensagem a pedir ajuda para o planeamento de uma viagem a todas as páginas, com o intuito de analisar o tempo que estas demoram a responder aos consumidores. Na tabela acima podemos ver que o número de fãs no Facebook não serve de indicador para a qualidade ou rapidez do atendimento e que as Páginas de Turismo do Alentejo e do Algarve não permitem o envio de mensagens via Messenger.

 

Aceda ao estudo completo aqui e lembre-se: 

#VisitPortugal 😉

 

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O Buzzmonitor, plataforma proprietária do Elifegroup é um software de Social Business Intelligence que responde a todas as necessidades do universo de Social Media. 

Este software permite acompanhar, em tempo real, o que é dito sobre marcas e/ou temáticas nos espaços digitais, ativar e responder aos consumidores e ainda avaliar a performance dos canais digitais e fazer comparativos com a concorrência. 

Para saber mais sobre o Buzzmonitor, basta enviar um email para negocios@elifemonitor.com

 

 

 

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