RFM vs. Rádio Comercial: Batalha de Analytics no Facebook

A RFM e a Rádio Comercial são duas estações de rádio portuguesas. Com esta análise, procuramos descobrir qual das duas teve mais sucesso nos últimos 30 dias – entre 15 de setembro de 2020 e 15 de outubro de 2020. Para tal, utilizamos o Buzzmonitor, a plataforma de social media e CRM proprietária da Elife para recolher todos os dados públicos disponíveis na página de Facebook das marcas. Estes dados foram, posteriormente, analisados recorrendo ao módulo Analytics Pro.

 

1.Crescimento de Fãs

Ao longo do período em análise, a RFM, que começou com 1.822.890 seguidores, viu um aumento de 1.984 (~0.11%) na sua base de fãs. Em comparação, a Rádio Comercial, que apresentava inicialmente 2.151.318 seguidores, sofreu um aumento de 5.019 (~0.23%).

 

Figura 1: Evolução do número de seguidores ao longo do período em análise.

 

A Rádio Comercial destacou-se no dia 04/10 com um crescimento de 346 seguidores (~0.02%). Na RFM, o crescimento foi um pouco mais uniforme, atingindo uma média diária de 64 novos seguidores, em comparação com os 161,9 da Rádio Comercial.

 

No que toca a esta métrica, a Rádio Comercial foi a vencedora. Esta página não só tem uma base de fãs maior, como também obteve uma percentagem de crescimento e uma média diária superiores.

 

2.Top posts

Figura 2: Número total e média diária de publicações partilhadas nas páginas de Facebook da RFM e da Rádio Comercial.

 

Neste período, a RFM partilhou um total de 315 publicações, atingindo uma média diária de 10,16. Em comparação, a Rádio Comercial superou a RFM, publicando 325 posts, com uma média 10,48 por dia.

 

Figura 3: Comparação dos 6 posts de cada página com maior número de interações.

 

No Buzzmonitor, os 6 top posts são selecionados de acordo com o número de interações das publicações partilhadas no período em análise. Neste caso, a RFM obteve uma média de interações por post de 21.345,67 e uma média de engagement* de 10,45 nos seus primeiros 6 posts do top. A Rádio Comercial, por outro lado, atingiu uma média de interações de 19.431,5 e uma média de engagement de 8.38 nos seus top posts.

 

Concluindo, quanto aos posts, apesar de a Rádio Comercial ter partilhado mais publicações, os posts partilhados pela RFM que atingiram o top obtiveram mais interações e um engagement mais alto.

 

A RFM vence nesta métrica.

 

3.Engagement da página

Figura 4: Percentagem de crescimento, média de engagement e máximo engagement atingido no período em análise por cada uma das páginas.

 

Ao longo do período, a RFM, com uma média de engagement por dia** de 12, viu um crescimento de 5.3%. Em comparação, a Rádio Comercial teve uma média diária de 10.99 e sofreu um decréscimo de 25.74%.

 

Figura 5: Evolução do engagement diário das páginas.

 

A RFM atingiu o pico do seu engagement no dia 27 de setembro, chegando aos 25,09. A Rádio Comercial, por outro lado, atingiu este pico um pouco antes, no dia 26 de setembro, e chegou aos 18,77.

No que toca a esta métrica, a RFM foi a vencedora.

4.Número de interações

Figura 6: Total e média de interações de cada página no período em análise.

 

Figura 7: Evolução diária das interações recebidas pelas duas páginas.

 

No que toca a interações, a Rádio Comercial está à frente, tendo arrecadado  733.612, com uma média de 23.664,9 por dia. Em comparação, a RFM atingiu 678.618 interações ao longo do período e uma média diária de 21.890,9.

 

A Rádio Comercial vence esta métrica.

 

 

5.Sentimento demonstrado pelos utilizadores

RFM/Rádio Comercial

Figuras 8 e 9: Distribuição do sentimento demonstrado pelos utilizadores.

 

Recorrendo à análise automática de sentimento realizada pelo Buzzmonitor, conseguimos ver que a RFM tem uma percentagem de sentimento negativo de 14.4%, neutro 24.4% e positivo 61.2%. Comparativamente, a Rádio Comercial obteve apenas 12.7% de sentimento negativo, 24.1% neutro e 63.2% positivo.

 

As duas páginas obtiveram valores dos diferentes sentimentos bastante semelhantes e, de uma forma geral, um feedback muito positivo. A Rádio Comercial, no entanto, teve uma percentagem de sentimento positivo 2% mais alta que a RFM e, ao mesmo tempo, uma percentagem de sentimento negativo 1.7% inferior à concorrente.

A Rádio Comercial é a vencedora desta métrica.

 

Conclusões

A RFM liderou tanto na métrica de top posts, na qual os 6 primeiros posts tiveram um número de interações e engagement superior aos da concorrente, como a nível do engagement ao longo de todo o período.

 

Por outro lado, a Rádio Comercial teve um maior crescimento na sua base de seguidores e recebeu um maior número de interações ao longo de todo o período. Para além destes pontos, obteve uma maior percentagem de sentimento positivo que a concorrente e, ao mesmo tempo, uma menor percentagem de sentimento negativo.

 

De forma resumida, a RFM venceu nas métricas de engagement, enquanto que a Rádio Comercial venceu nas restantes, sendo, consequentemente, a vencedora.

 

Nota:

*A fórmula utilizada para calcular o engagement corresponde à divisão do número de interações recebidas pelo número de seguidores, multiplicado por 1000. Este valor indica-nos quantos utilizadores interagem com a página para cada 1000 seguidores.

 

**A métrica “média de engajamento” consiste no cálculo da média do engagement atingido diariamente. Por sua vez, o cálculo do engagement diário é: (número de interações recebidas no dia / número de seguidores da página) x 1000.

 

Módulo Analytics Pro Buzzmonitor

Numa batalha entre duas marcas, o módulo Analytics Pro permite analisar dados públicos de marcas, nomeadamente:

  • Crescimento de seguidores;

  • Número de publicações;

  • Distribuição de Tipos de Publicações de Perfil;

  • Top posts;

  • Engagement por 1000 seguidores;

  • Número de interações;

Caso seja administrador da conta, é ainda possível ver dados como: 

  • Alcance;

  • Impressão;

  • Dados patrocinados;

 

Se quiser saber mais sobre o Buzzmonitor, basta enviar um email para negocios@elifemonitor.com.  

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