SOCIAL MEDIA NA PRÁTICA: O WHATSAPP

Monitoring

1315 visualizações

SOCIAL MEDIA NA PRÁTICA: O WHATSAPP

 

A aplicação WhatsApp conseguiu, em apenas 5 anos, 700 milhões de utilzadores ativos e já é a rede social mais usada em vários setores, ultrapassando mesmo o Facebook Messenger.

Para as marcas, usar o WhatsApp no seu plano de marketing representa uma grande oportunidade, mas também um complexo desafio! Uma plataforma sem anúncios nem botões de compra e com utilizadores que não gostam daquele tipo de mensagens de interrupção significa que as marcas precisam de trabalhar mais para utilizar a app a seu favor.

Se por um lado a aplicação não permite o envio de mensagens a quem você não conhece (já que é preciso aceitar o contacto previamente), por outro existe a garantia de um relacionamento verdadeiro entre marca e consumidor quando este aceitar o contacto.

 

O NASCIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE MARKETING

Marcas como a Diesel, Kenneth Cole e Zegna ofereceram aos clientes a oportunidade de serem informados sobre promoções e novos lançamentos através do WhatsApp. Em alguns casos, a taxa de conversão dos consumidores que estavam na lista destas marcas chegou aos 80%.

 
ABSOLUT VODKA

Para o lançamento da edição limitada Absolut Unique, na Argentina, a Absolut Vodka queria alcançar os consumidores mais jovens da marca. Decidiram, então, promover uma festa de lançamento exclusiva, mas para ganhar uma entrada na festa, os jovens tinham de convencer o "fictício" porteiro Sven, um homem notoriamente difícil de agradar.

O número do WhatsApp da campanha foi divulgado em todos os meios de comunicação e publicidade da marca eos utilizadores começaram logo a enviar mensagens, músicas e propostas (algumas até indecentes) para Sven. Os resultados desta ação ultrapassaram expectativas.

Veja os dados deste caso neste vídeo:

 

ELSEVE CHAT CONTROL

Com o lançamento de uma nova linha de produtos, a Elseve lançou o Chat Control através do WhatsApp, onde uma equipa totalmente dedicada ao assunto atende e aconselha as consumidoras em tempo real. A decisão de usar a app prende-se com o facto de as brasileiras fazerem, em média, 45 milhões de pesquisas sobre beleza por mês - a grande maioria em dispositivos móveis. 

Estima-se por isso que a ação tenha promovido cerca de 18 mil conversas com a marca num período de 10 dias.

 

FALE COM A SOGRA

A Claro lançou uma campanha que traz o famoso casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert para divulgar o serviço Internet Compartilhada da operadora. Contudo, é a Dona Teca, mãe da Fernanda e sogra de Hilbert, que se tornou a estrela da campanha.

Dado o seu sucesso, a marca apostou nesta personagem para se envolver ainda mais com os consumidores e responder às dúvidas sobre o serviço. Foi, então, divulgada a conta no Twitter @asograresponde e o contacto de WhatsApp, onde a Dona Teca, de forma descontraída, responde às perguntas feitas.

 

WHATSAPP UFC

O UFC incluiu na sua agenda de conteúdo, no Facebook, a divulgação do seu canal de WhatsApp. Além de promover interações com os fãs do desporto, quem estiver na lista de contactos do WhatsApp da marca recebe conteúdos exclusivos como fotos, notícias e vídeos sobre os eventos. 

 

COMO SE POSICIONAR NO WHATSAPP?

1. Crie uma Brand Persona para o Whatsapp
As pessoas não gostam de conversar com empresas impessoais e sendo esta uma plataforma de mensagens pessoais e íntimas, utilizada para conversar com a família e amigos, é fundamental usar um tom de voz adequado. Qualquer marca que pretenda ser convidada para uma lista de contactos no WhatsApp precisa de ser como um "amigo". O primeiro passo é criar uma Brand Persona que represente a sua marca no WhatsApp.

2. Atribua um valor à construção da sua base de contactos
O WhatsApp vai continuar livre de anúncios e, portanto, para construir uma base de utilizadores, é preciso oferecer algo de valor em troca do seu número de telefone. Pode ser uma promoção, um brinde, um serviço gratuito ou informações interessantes.

3. Mantenha a oferta de conteúdo livre
Esta aplicação tem uma taxa de compromisso de 70%, superior à do Facebook. Isto significa que é preciso manter os utilizadores envolvidos com a marca através da oferta permanente de conteúdos relevantes.

4. Atenda os seus cliente com rapidez
Com uma taxa de abertura de 70%, é quase garantido que a sua mensagem vai ser vista pelos seus contactos. 

5. Obtenha insights dos seus clientes
Esta ferramenta oferece uma forma fácil e gratuita de obter alguns insights. Pode pedir a opinião dos consumidores sobre as suas preferências em relação aos seus produtos e sobre as opções que a marca se propõe a lançar, entre outras coisas. Você pode usar o WhatsApp, também, para a realização de algumas discussões internas rápidas na sua empresa.

 

COMO ENCONTRAR UTILIZADORES QUE DIVULGAM O WHATSAPP?

Abra o relatório Top Bios. Vá ao menu Edit Report e clique em More Filters. Preencha o campo Bio, do menu Twitter Only com os termos "WhatsApp OR Whats".

 

Desta forma, terá um report com todos os utilizadores que mencionaram a sua marca e divulgam o número do WhatsApp na bio do Twitter.


 Clique na imagem para ampliá-la.

 

USE GRÁTIS O BUZZMONITOR

Comentários

Deixe um comentário