Sporting Clube De Portugal: O Que Se Passa Nas Redes Sociais Do Campeão Nacional?

A última semana foi marcada pela presença constante do Sporting em todos os noticiários do país. Após 19 anos, e para a alegria dos adeptos que comemoraram um pouco por todo o país, o clube de Alvalade foi coroado campeão nacional. Não bastassem as emoções da última terça-feira, dia 11/05, na partida do último sábado o Benfica quebrou a invencibilidade dos leões depois de um jogo cheio de controvérsias e debates.

Por este motivo, a Elife Portugal decidiu acompanhar as emoções dos adeptos partilhadas nas redes sociais. Quais os assuntos mais falados? Houve aumento da interação nos perfis oficiais? Descubra tudo agora!

A explosão de novos fãs e seguidores

 Para esta análise monitorizámos os perfis oficiais do Sporting Club de Portugal nos últimos 30 dias – de 15/04 a 15/05 – com a ajuda da plataforma Buzzmonitor. No quadro abaixo, destacamos os números de seguidores e fãs do clube no Facebook, Instagram e Twitter.

 

 

O Facebook é a rede social em que se encontram a maior parte dos leões, com mais de 2.5 milhões de fãs. Entretanto foi no Instagram que a vitória da última semana promoveu o maior crescimento, como podemos observar nos gráficos abaixo. Todos os três canais apresentaram picos de crescimento associados à vitória no próprio dia da partida (11/05) ou no dia a seguir:

 

Evolução de novos seguidores no IG

 

Evolução de novos fãs no FB

 

 

Evolução de novos seguidores no Twitter

Conteúdos com melhor performance

No período desta análise a fanpage dos Leões partilhou 236 publicações – uma média de 7.6 posts por dia. No Instagram foram publicados 174 posts, ou 5.6 em uma média diária. O Twitter foi a rede em que o clube esteve presente com maior frequência, foram partilhados 595 tweets, em média 19.1 por dia.

Como não poderia ser diferente, a vitória da última terça-feira foi o tema dos Top Posts nas três redes analisadas. No quadro abaixo apresentamos as métricas individuais das 3 publicações com mais interações realizadas pelo clube no Facebook:

 

Em qual rede houve mais interações?

Entre as três redes sociais, o Instagram destaca-se como a favorita dos adeptos para interagirem com o clube. Nas imagens abaixo podemos analisar a movimentação nos perfis oficiais nas três redes e o detalhamento das reações registadas na fanpage. 

No total, o Sporting recebeu 3.290.664 interações em seu perfil no Instagram, 2.282.200 interações em sua fanpage e 696.694 interações no Twitter.

 

 Distribuição das Interações por Rede Social

Quais são os assuntos mais falados?

Relativamente ao buzz, o Facebook foi o canal escolhido pelos adeptos para partilharem o maior número de comentários. Durante os últimos 30 dias foram recolhidas mais de 123 mil publicações dos utilizadores na fanpage. A análise abaixo permite perceber o pico de publicações no dia 11/05 em função principalmente das respostas dos utilizadores nas publicações do clube para comemorar a vitória na I Liga.

 

Buzz por dia com análise por sentimento

 

Nuvem de palavras: Termos mais frequentes nas publicações

 

A análise das mais de 123 mil publicações dos utilizadores na página do Sporting através da Nuvem de palavras permite concluir que o assunto principal dos comentários, como esperado, é a comemoração da vitória na I Liga. Destacam-se principalmente termos positivos como “ganhar”; “melhor”; “orgulho”; “parabéns” etc. 

Apesar das preocupações da DGS diante das aglomerações promovidas pelas comemorações pela importante vitória, comentários críticos como “Aguardemos para ver o que vai ACONTECER com a PANDEMIA COVID face à falta de respeito das pessoas.foram minoria em meio ao buzz recolhido e analisado no Facebook do clube.

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Referência: Sapo Desporto

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