Uma radiografia dos PROCONs em Redes Sociais


Monitoramos durante 60 dias páginas e perfis do PROCON (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) em redes sociais. Ao todo foram coletadas informações de 120 páginas do Facebook, 21 perfis do Twitter e 4 perfis do Instagram. Durante este período foram feitas 6.389 publicações no Twitter, 2.446 publicações no Facebook e 233 publicações no Instagram.

O estudo trouxe algumas informações importantes para marcas que desejam acompanhar o que usuários e páginas do PROCON estão publicando em redes sociais. Confira alguns dos principais insights obtidos.

 

  • São Paulo é o PROCON mais ativo nas redes sociais​

O PROCON São Paulo dispara frente aos demais, com 2.578 publicações feitas durante os últimos 60 dias nas três redes sociais. Em segundo lugar aparece o PROCON Paraná com 1.048 publicações, seguido pelo PROCON Maranhão com 1.043 publicações.

Em média, os três primeiros colocados entre os Procons publicam 778 posts por mês, obtendo em média 11 comentários por cada publicação.

 

  • E-commerce é a categoria mais citada

Observando o ranking de marcas mais citadas pelos perfis oficiais observa-se que restaurantes e e-commerce estão entre as categorias mais citadas. No ranking destaque para a Sanepar, empresa de saneamento do estado do Paraná, citada 735 vezes nos últimos 60 dias. Veja quais foram as cinco mais citadas nos últimos 2 meses:

  • Eataly: 3.833 menções
  • Netshoes: 2.219 menções
  • AliExpress: 1.342 menções
  • Centauro: 775 menções
  • Sanepar: 735 menções

 

  • Problemas em restaurantes e produtos vencidos são as reclamações mais frequentes

  • Restaurantes: 7.690 menções
  • Vencidos: 6.007 menções
  • Comida: 6.005 menções
  • Vencida: 5.734 menções
  • Alimentos: 5.572 menções

Dos cinco termos mais citados, todos estão relacionados ao tema Alimentação. Alimentos vencidos encontrados em restaurantes são a causa da maior parte das publicações.

 

Monitorando os PROCONs

Imagine que você é dono de um restaurante e um cliente encontra uma comida vencida em seu estabelecimento. Este cliente poderá fazer uma reclamação ao PROCON e iniciar uma série de publicações nas redes sociais mencionando seu restaurante e também a página do PROCON.

Monitorando estas publicações, rapidamente você ficará a par do que está acontecendo. Assim poderá preparar uma equipe para realizar o atendimento destes consumidores descontentes com o que encontraram no restaurante.

 

Como criar Triggers de alertas para sua marca com o Buzzmonitor

Com o Buzzmonitor é possível cadastrar palavras-chave e quando elas forem mencionadas você irá automaticamente receber um e-mail-alerta. Por exemplo: sempre que que um consumidor mencionar “PROCON” ou o nome de sua marca, ou quando uma página do PROCON mencionar sua marca, você receberá um e-mail informando que sua equipe deve agir com rapidez.

Esse mesmo dispositivo é capaz, ainda, de alterar automaticamente o sentimento do post para negativo e classificá-lo como “reclamação”. Esse dispositivo é muito importante durante a gestão de uma crise, momento em que comentários com reclamações precisam ser respondidos com mais rapidez.

  • Vá até a engrenagem no canto superior direito da página e selecione a opção Triggers. Em New Trigger você criará um novo alerta.

  • Em General, nomeie seu Trigger.

 

  • Em Sources, selecione as páginas onde os alertas serão aplicados e em quais redes (Facebook, Twitter e Instagram).

 

  • Em Filters, defina os termos booleanos com as palavras que ativarão o Trigger. Você pode também clicar nas abas Facebook, Twitter e Instagram para obter filtros específicos para cada rede.

 

  • Na última etapa, Actions, você escolhe o e-mail para onde serão enviados os alertas, além de definir as tags que serão aplicadas automaticamente.

 

Pronto! Agora sempre que a palavra que você selecionou no Trigger for mencionada na página que você está monitorando, automaticamente você receberá um e-mail com um alerta.

A licença paga do Buzzmonitor coleta 100% do que as páginas publicaram e todas as menções feitas marcando o PROCON. Assim é feito um acompanhamento rápido e  gestão eficaz de cenários de crise para que eles sejam prontamente solucionados e os clientes prontamente atendidos.  

Com o Buzzmonitor é possível monitorar também os web sites dos Procons desde que eles possuam o serviço RSS. Saiba mais aqui.

 

Entre em contato com nosso time de atendimento agora mesmo para começar a monitorar as páginas do PROCON

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