USER GUIDE | Analytics no Buzzmonitor

O Analytics reúne, armazena, processa e extrai informações de volume de dados reunidos a partir de diversas origens.  A disponibilidade destas ferramentas de análise está a ajudar as marcas a gerir os dados à procura de insights sobre tendências de mercado e necessidades e comportamentos dos consumidores para melhorar os processos e otimizar os seus produtos e serviços.

Mas, como é que pode direcionar as estratégias de crescimento da sua marca? Como é que pode criar conteúdo a partir de uma análise completa dos dados sobre as suas redes sociais? 

Vamos responder a estas e outras perguntas neste artigo e, para mais informações, contacte-nos através do email negocios@elifemonitor.com ou visite o nosso website: buzzmonitor.pt.

 

1. O que é e para que serve o Analytics no Buzzmonitor?

 

Ao aceder à sua conta no Buzzmonitor, na barra superior conseguirá ver diversas funcionalidades, entre elas o módulo “Analytics”. Aqui, e como demonstrado na imagem, poderá:

  • Gerir os perfis e páginas. Pode gerir as páginas nos seus canais de Atendimento (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, LinkedIn, entre outros) ou as páginas dos projetos que colocou a Monitorizar.
  • Ver a coleção, por rede social.
  • Analytics Pro. Através desta aba pode aceder e analisar diversas métricas de performance sobre os seus perfis e páginas. 

 

2. Como pode tirar insights para o seu negócio a partir da observação do Analytics?

 

A partir da opção “Analytics Pro”, no módulo Analytics, pode analisar, em todos os canais disponíveis, métricas de performance. Por exemplo, para Facebook:  crescimento e total de fãs, conteúdos e top posts, engagement e interações. Com social login: aceda a mais métricas de performance, como: número de cliques, impressões, alcance, investimentos, idade, género e cidade dos fãs.

 

A imagem acima representa alguns dos dados que lhe serão apresentados no Analytics Pro do Buzzmonitor, assim que introduzir uma nova página ou rede social. Conheça os benefícios que pode retirar disto:

 

  • Dados quantitativos – através da observação deste tipo de dados estatísticos é possível obter dados estruturados, chegar a conclusões objetivas e realizar análises estatísticas de forma a melhor perceber e definir o rumo a seguir. Exemplo de dados quantitativos: Crescimento de fãs, Número de publicações da página, Número e distribuição de interações, Distribuição de reações, entre outros.
  •  Dados qualitativos – com a recolha e análise de dados nas redes sociais, por parte de clientes e utilizadores. Exemplo de dados qualitativos: comentários, opiniões, reclamações, sugestões, entre outros. 

 

Com esta panóplia de dados estatísticos irá certamente melhorar a sua performance e desempenho nas redes sociais, assim como adquirir mais consciência e conhecimento do que é falado pelos utilizadores das mesmas, quer seja sobre a sua marca, a marca dos seus concorrentes ou o assunto que deseja analisar. 

Assim sendo, ao mesmo tempo que analisa e estuda o presente e o passado da sua marca, pode perspetivar o futuro e tirar ideias para rumos de negócio a seguir.

 

3. Dicas para utilizar o Analytics do Buzzmonitor no seu máximo potencial!

Dica nº 1: O Analytics é uma das ferramentas mais completas disponíveis no Buzzmonitor. Por isso mesmo, para além de conseguir observar os dados estatísticos correspondentes à sua pesquisa, pode ainda comparar duas páginas da mesma rede social. Isto significa que pode comparar, por exemplo, o seu desempenho com o de um concorrente.

Dica nº2: Esta funcionalidade permite-lhe ainda:

  • Exportar os dados: para enviar aos seus colaboradores, para análise futura ou para o que considerar mais relevante;
  • Definir o tempo de análise: últimos 7 dias, últimos 30 dias ou intervalo personalizado.

 

Conheça os últimos estudos que realizamos com a ajuda do módulo Analytics Pro aqui e aqui.

O que achou de tudo isto? Voltaremos em breve com a explicação das próximas funcionalidades! Se ainda não é subscritor do Buzzmonitor, para usar todas as suas funções, convidamo-lo a experimentá-lo gratuitamente por 14 dias.

Solicite a sua proposta aqui!

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