USER GUIDE | Monitorização no Buzzmonitor

Todos os dias os consumidores avaliam nas redes sociais produtos, serviços e marcas. Como assegurar que são retirados insights destas avaliações? 

Vamos responder a esta e outras perguntas neste artigo e, para mais informações, contacte-nos através do email negocios@elifemonitor.com ou visite o nosso website: buzzmonitor.pt.

1. O que é e para que serve a Monitorização no Buzzmonitor?

Ao aceder à sua conta no Buzzmonitor, na barra superior conseguirá ver as funcionalidades, entre elas o Monitoramento. Aqui, e como demonstrado na imagem, poderá:

  • Criar e gerir os projetos de monitorização com base em palavras chave, hashtags e páginas das redes sociais;
  • Ver coleções e projetos que estão a ser monitorizados, até ao momento;
  • Importar dados que ache relevante;
  • Adicionar triggers. Estes podem otimizar o trabalho através da aplicação automática de filtros (como tags, mudança de sentimento e envio de alertas por email). Podem ser configurados para que, quando um utilizador mencionar a sua marca ou o termo que monitoriza, estas ações sejam executadas automaticamente. Saiba mais sobre os triggers aqui.
  • Consultar o histórico de dados exportados;
  • Analisar a volumetria: um resumo dos dados coletados num período específico num ou mais projetos, divididos por rede social, sentimento, posts arquivados e não arquivados, etc.;
  • Confirmar trends, a evolução e o volume de certos termos ou tópicos.

Adicionalmente, cada projeto é apresentado inicialmente com 22 relatórios base de monitorização. Para além de tudo isto, dentro destas opções pode criar gráficos personalizados, alterando os filtros presentes em cada projeto.

 

2. Como pode tirar insights para o seu negócio a partir da Monitorização de redes sociais?

A partir da opção “Gerenciar Projetos”, consegue monitorizar conversas, escutar o que os consumidores dizem sobre a sua marca ou a sua concorrência, obter insights sobre o seu negócio e as estratégias utilizadas, em tempo real. 

A imagem acima representa os 22 gráficos que lhe serão apresentados, assim que criar um projeto de monitorização. 

Conheça os insights que pode retirar deles:

  • Para o overview e certificação de sucesso ou insucesso de certo termo, tópico, campanha, produto ou serviço, poderá utilizar os gráficos:  evolução diária, evolução mensal, evolução por dia da semana e evolução por hora;
  • Para análise e verificação da melhor rede social para a sua marca, pode analisar os gráficos: evolução por rede social e volume por rede social;
  • Para campanhas semelhantes às que tenham tido sucesso e engagement positivo, poderá verificar os gráficos: nuvem de termos, relação entre temas, assuntos mais citados;
  • Para obter dados demográficos, pode aceder aos gráficos: género e localização do consumidor;
  • Para outros dados, pode analisar os gráficos: influenciadores no twitter ou instagram, hashtags mais utilizadas pela marca ou pelos consumidores, posts com mais gostos, utilizadores com mais engagement e ainda o perfil do consumidor ou do influenciador.

3. Dicas para utilizar a Monitorização do Buzzmonitor

Dica nº 1: Em cada projeto que coloque a monitorizar, pode personalizar de acordo com o seu gosto e/ou preferências os gráficos que apresentamos ou até duplicar e adicionar novos gráficos. 

Dica nº2: Como é possível ver na imagem abaixo, as coleções ou projetos do Buzzmonitor permitem-lhe criar uma dashboard. Com isto, pode reunir os dados numa só tela e enviar para as suas equipas internas ou clientes os relatórios que considere importantes. Veja a nossa dashboard mais recente, sobre o programa da TVI, All Together Now, aqui.

Dica nº 3: Pode saber o que se fala nas redes sociais, nomeadamente as trends diárias, semanais ou mensais e utilizar para benefício da sua própria marca. A pensar nisso, temos a plataforma ideal – o Buzzmonitor Trends. 

Com os vários filtros é possível analisar, no período de tempo escolhido, as interações e o buzz que ocorreu no Instagram, Facebook e Twitter. Aqui consegue perceber qual foi o sentimento maioritário em relação ao termo pesquisado e o género que mais comentou sobre o tópico.

Nós, por exemplo, utilizamos esta funcionalidade para semanalmente apresentar as trends que foram mais faladas. Veja o exemplo mais recente aqui.

Para além disto, é ainda possível fazer uma comparação entre termos. No exemplo abaixo, numa comparação entre “água” e “sumo”, conclui-se que água (com 454 mil posts recolhidos) é um termo claramente mais falado – dentre os dados recolhidos presentes no Buzzmonitor -, do que sumo (4.871 posts), no período entre 24 de fevereiro e 26 de março de 2021, no idioma Português. 

O que achou de tudo isto? Voltaremos em breve com a explicação das próximas funcionalidades! Se ainda não é subscritor do Buzzmonitor, para usar todas as suas funções, convidámo-lo a experimentar gratuitamente por 14 dias. 

Solicite a sua proposta aqui!
USER GUIDE | Monitorização no Buzzmonitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo