Varejistas apostam em influenciadores e personas da marca para engajar nas redes sociais durante o Black Friday


A Black Friday foi mencionada 1.604.226 vezes nas redes sociais entre os dias 26 de outubro e 25 de novembro, segundo dados do Buzzmonitor Trends, ferramenta de busca histórica em redes sociais. Esse valor é a soma de menções ao termo “black friday” (829.250 menções) e à hashtag “#BlackFriday” (774.976) no período. As duas buscas históricas mostraram que os termos tiveram uma alta de menções a partir do início da segunda quinzena de novembro.

Entre os conteúdos que se destacaram, referentes à Black Friday no Brasil, estão os posts da Casas Bahia e da Magazine Luiza no Facebook, que utilizaram personas da marca e parcerias com celebridades para criar os conteúdos mais engajados do período.

 

Evolução do termo “black friday” – 26/10 a 25/11

 

Evolução do termo “#BlackFriday” – 26/10 a 25/11

 

O Instagram foi a rede social com mais menções à Black Friday em novembro, segundo dados do Buzzmonitor Trends, com 56,26% das menções a “black friday” e 92,39% das menções a “#BlackFriday”. A rede social voltada para publicações de imagens e vídeos é ideal para a divulgação de produtos e promoções. Já o Twitter foi a segunda rede social mais utilizada, seguida pelo Facebook:

 

Compartilhamento por rede – Termo “black friday”

 

 

Compartilhamento por rede – Hashtag “#BlackFriday””

 

 

Dentre os posts mais engajados de Facebook com o termo “black friday”, uma publicação das Casas Bahia do dia 30 de outubro gerou 119 mil interações, mais que o dobro do segundo top post, com 63 mil. A estratégia da marca foi utilizar uma brand persona, o Baianinho, junto com as cantoras Maiara e Maraisa. Mesmo não exibindo promoção específica de nenhum produto, o post teve sucesso em mobilizar o público da marca e divulgar suas futuras promoções de Black Friday.

 

Já em relação aos posts mais engajados de Facebook com a hashtag #BlackFriday, a Magazine Luiza foi responsável pelos 3 principais posts. A estratégia da marca foi semelhante à da Casas Bahia: o uso de uma branding persona e parceria com celebridades. 

O principal post, com 21 mil interações, foi com a cantora Pabllo Vittar, enquanto o terceiro post com mais engajamento foi com a youtuber Thaynara OG. A marca irá promover um show no dia da Black Friday, transmitido pelo canal MultiShow, e aproveitou para criar posts com cada um dos famosos convidados.

As estratégias de Casas Bahia e Magazine Luiza demonstram que os conteúdos de promoção da Black Friday não precisam conter anúncios de produtos para gerar engajamento e mobilizar o público das marcas.

 

 

O sentimento dos posts demonstraram equilíbrio, com 76,6% dos posts positivos ou neutros. Para a hashtag #BlackFriday, houve uma maioria de posts positivos (31,5%), contra 23,4% negativos e 45,1% neutros. Já nas menções ao termo “black friday”, 30,4% dos posts foram negativos, com 21,3% positivos e 48,3% neutros.

 

Menções à hashtag “#BlackFriday””

 

Menções ao termo “black friday”

 

Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se atento às novidades do Buzzmonitor e das últimas notícias nas social media!

Descubra através de casos de estudo como o Buzzmonitor pode otimizar a estratégia digital do seu negócio.

Fale com um especialista
e comece agora!

Fale connosco

Começamos?

Durante 14 dias pode experimentar a ferramenta de forma gratuita e:

  • Registar a sua marca e concorrentes para começar a escutar o que dizem deles nas redes sociais.
  • Analise os KPI das redes sociais para determinar qual o melhor caminho para os negócios dos seus clientes.
  • Ter uma visão global da ferramenta.
  • Contar com o apoio e resolução de dúvidas da nossa equipa.

 

Descubra o poder do Buzzmonitor sem compromisso!